por Júlio Canuto
Saudações Tricolores!
.
.
Dentre outros significados, razão pode ser definida como:
.
.
1. O conjunto das faculdades intelectuais = COMPREENSÃO, INTELIGÊNCIA; 2. Fonte do raciocínio; 3. Capacidade para decidir, para formar juízo ou para agir de acordo com um pensamento = DISCERNIMENTO, JUÍZO, LUCIDEZ; 4. Comportamento ou pensamento que se considera justo, legítimo ou correto = LEGITIMIDADE; 5. Justiça, dever, equidade; 6. Raciocínio que conduz a outro ou a uma conclusão = ARGUMENTO; 7. Aquilo que explica alguma coisa ou que faz com que algo exista ou aconteça = CAUSA, MOTIVO; 8. Prova, fundamento.
.
.
Pois bem, é pela presença ou ausência das capacidades acima que se explica o desempenho do Tricolor neste domingo no Morumbi. Antes, porém, quero começar pela festa.
.
.
A FESTA
.
.
Aproximava-se das 16h00 horas no Cícero Pompeu de Toledo, que recebia lotação máxima, quando se ouviu os sinos e os primeiros acordes de Hells Bells, do AC/DC, música que embala a entrada do Tricolor em campo. O clima era de festa. De um lado, o São Paulo F.C., no dia em que o Morumbi completava 51 anos, terceiro colocado no campeonato (a apenas 3 pontos do líder, que jogava contra o 2º. colocado) e com a reestréia de Luís Fabiano, após seis meses de espera; do outro o C.R. Flamengo, que possui um bom elenco, com Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves, Deivid, etc., mas que vem fazendo um má campanha desde o final do primeiro turno. Tudo indicava uma vitória Tricolor.
.
.
O São Paulo F.C. foi a campo com Rogério Ceni, Wellington, João Filipe, Rhodolfo e Juan; Casemiro (Henrique, 23'/2T), Denilson, Cícero (Rivaldo, 25'/2T) e Lucas; Dagoberto e Luis Fabiano (Carlinhos, 14'/2T).
.
.
O C.R. Flamengo jogou com Felipe, Gallardo, Alex Silva, Wellinton e Junior Cesar (Maldonado, 24'/2T); Airton (Diego Maurício, 11'/2T), Willians, Renato Abreu e Thiago Neves (Fierro, 30'/2T); Ronaldinho Gaúcho e Deivid.
.
.
PRIMEIRO TEMPO
.
.
De cara deve-se destacar duas coisas: 1. Por que Rivaldo não pode começar jogando? 2. Por que Wellington ficou na lateral direita? Jean não podia jogar ali? Tudo bem, ele deve ter optado por Wellington pra que este ficasse o tempo todo no R10. Mas não sei se precisava matar as laterais da equipe, já que Juan é peça nula. Como se verá, a estratégia não funcionou. Faltou INTELIGÊNCIA?
.
.
O São Paulo F.C.foi bem melhor que o C.R. Flamengo em toda a primeira etapa, mas não levou tanto perigo ao gol de Felipe. Chegou muitas, mas as finalizações iam pra fora ou paravam na marcação carioca. Teve, de fato, três boas oportunidades: uma com Luís Fabiano, que recebeu próximo da pequena área, do lado direito, e bateu de virada, mas Alex Silva salvou a equipe carioca. No rebote, chute de Cícero, da entrada da área, Fabuloso se estica, toca na bola que vai no travessão (porém em posição irregular, assinalada pelo árbitro). Em cobrança de falta de Rogério Ceni, desviada na barreira, Felipe faz ótima defesa.
.
O C.R. Flamengo também teve, pelo menos, duas boa oportunidades, a primeira, com Deivid (após passe de R10) passou próxima a trave, a segunda Thiago Neves (novamente com passe de R10) defendida por Rogério Ceni, com Rhodolfo afastando o perigo.
.
Final de primeiro tempo e víamos que a esquerda do C.R. Flamengo não tinha “só” R10, mas também um bom lateral esquerdo chamado Júnior César, que apóia muito bem. Já o meio campo do Tricolor tinha Denílson, muito bom na marcação, mas que só não consegue dar conta. E por onde andava Casemiro (que deveria cair mais pela direita)? Não marcava, não atacava, não passava... Mais um peso morto. Cícero também estava discreto, mas até que não jogava mal. Era difícil COMPREENDER onde havia falhas?
.
.
SEGUNDO TEMPO
.
.
Chovia forte no Morumbi, desde a primeira etapa, e a torcida estava ansiosa pela vitória, de preferência com o gol do Fabuloso. A partida recomeça com o São Paulo F.C. no ataque, não era possível que fôssemos ficar no 0. Luís Fabiano, em sua eficiente jogada de receber e fazer o giro no marcador, ganha a área e chuta forte para a defesa de Felipe.
E lembram do lateral esquerdo rubro-negro que falei ha pouco? Pois ele passou a chegar mais. Em boa jogada pela esquerda, ganhou do marcador e cruzou para Deivid, sozinho na área cabecear, certinho, pra baixo, para a fantástica defesa de Rogério Ceni, com o pé.
O São Paulo F.C. chegou com perigo mais duas vezes em jogadas pela laterais. A primeira com LF9, que após desvio bate na trave e no rebote a defesa carioca afasta. Na segunda, a bola de Casemiro passa por LF9, Felipe espalma, e na dividida com o zagueiro, Lucas toca desajeitado e a defesa manda pra escanteio. Mas logo em seguida, em outra arrancada de Lucas aos 9 minutos, o jogador do C.R. Flamengo desarmou o são paulino, que matou o contra ataque carioca com uma falta. Como já havia recebido amarelo na primeira etapa, o jogador acabou sendo expulso. Perdemos um meia ofensivo, perdemos poder de ataque, o que fazer? Para Adílson: defender.
E o absurdo acontece. Cinco minutos depois da expulsão de Lucas sai Luís Fabiano, entra Carlinhos. Tudo bem, a saída do LF9 já era esperada e também nada contra o Carlinhos, que na minha opinião bem que podia jogar no lugar do Juan. Acontece que ficamos com apenas um atacante, e consequentemente chamamos o C.R. Flamengo pro jogo, que já havia substituído Airton (meio campo), por Diego Maurício. Será que isto assustou Adílson? Creio que faltou calma e JUÍZO ao nosso comandante.
.
Os cariocas passaram a atacar mais, e chegaram com muito perigo. Além das duas defesas já citadas, Rogério Ceni fez, pelo menos, mais duas maravilhosas defesas, sempre em jogadas pela esquerda, com Júnior César. Até não teve jeito, aos 19, bola levantada na área (por Júnior César), perfeita, na cabeça de Thiago Neves, que recebia a marcação do anão Juan. 1 a 0 para o C.R. Flamengo.
.
.
Parece que neste momento Adílson se deu conta da burrice que tinha feito (ou será que foi porque a torcida o lembrou?) e colocou Henrique e Rivaldo no jogo, tirando Casemiro e Cícero. Como ele não havia pensado nisto antes? Entre uma substituição e outra, Willians, do C.R. Flamengo foi expulso. E o São Paulo F.C. voltou a tomar conta do jogo.
.
.
Interessante – e importante – notar, que Carlinhos sempre chegava pela esquerda e levantava bolas na área, coisa que até então Juan nem sabia que era possível fazer. Pra dizer a verdade, eu não sei qual a verdadeira posição do Juan. Ele avança timidamente e nunca vai a linha de fundo, sempre vai em direção ao meio da área, e como não tem habilidade, acaba parando na marcação. Interessante também foi que após o apoio de Carlinhos, até que ele chegou na linha de fundo, mas de forma pouco eficiente.
.
.
Aos 33 minutos, finalmente o empate. Maravilhoso chute de Dagoberto (que se não apresentou um brilhante futebol, jogou com muita vontade), de fora da área. Um golaço. 1 a 1.
.
.
O clima era favorável ao Tricolor, ainda restava uns 15 minutos para conseguirmos a virada, mas ela não veio. Pior, em chute despretensioso de Renato Abreu, da intermediária são paulina, a bola desvia em Carlinhos que se jogou para interceptar o chute, mas que acabou por tirar Ceni da jogada. 2 a 1 para o C.R. Flamengo. No momento do gol, Dagoberto desabou. Não acreditava no que via.
.
.
Enfim, vitória dos cariocas, que voltam para a briga das primeiras colocações junto com o Fluminense F.C., que no sábado havia derrotado o Santos F.C. por 3 a 2.
.
.
CONCLUSÕES
.
.
Luís Fabiano: ótima estréia. Ainda que fora de ritmo, o Fabuloso deu passe, tabelou, fez o pivô, girou pra cima da marcação e chutou algumas vezes ao gol. Faltou um bola levantada na área pra ele, que só passou a acontecer com a entrada de Carlinhos – que o substituiu.
.
.
Adílson Batista: Bom, na minha postagem anterior coloquei minha escalação ideal, muito diferente da que Adílson optou. Então, pra mim, já começou o jogo todo errado e esta foi a CAUSA da derrota. Mas tudo bem é ele quem está diariamente com os atletas. Em tese ele sabe o que faz. Seu ARGUMENTO foi o seguinte: "Sei da importância da estreia, mas temos de agir pela razão. Foi dentro de uma programação para ter o jogador em mais jogos. Se não tivesse a expulsão do Lucas, eu poderia ter colocado o Rivaldo ou Henrique no lugar do Luis".
A questão não é esta, Adílson. Éramos melhores no jogo, e com a expulsão perdemos um homem de frente, não de marcação. Por isso não precisava recuar o time, deixando com apenas um atacante. Isto é, a torcida não reclamou da saída do LF9, mas do recuo da equipe. Porque não tirar o Casemiro, que estava andando em campo? Colocaria o Rivaldo e o Henrique, como tentou consertar posteriormente.
.
.
Chances no campeonato: Não há desculpas para perder tantos pontos em casa. É irracional. O C.R. Vasco G. já está com 4 pontos a frente. Isto significa que perdemos a oportunidade de ganhar a liderança com o confronto direto. No entanto, o que me deixa ver boas oportunidades de chegar é que todas equipes que estão na parte de cima da tabela demonstram instabilidade. Conforme matéria do Globo Esporte, somando os pontos dos quatro primeiros colocados, o Brasileirão deste ano tem o pior desempenho dos últimos cinco anos.
.
.
Certeza: o campeão, carioca ou paulista, erguerá o caneco aos trancos e barrancos.
MELHORES MOMENTOS DE SÃO PAULO 1 X 2 FLAMENGO
3 comentários:
que bíblia hein.
tudo isso pra dizer que levaram nabo! puta merda.
então quer dizer q se ele coloca o time escalado pelo sr, o sp ganharia! pq nao vai la pedir o emprego do cara o Fanfarrão!!!!
chooove chuuuuva
chooove sem parar
Amigo, não disse isso. Disse que eu penso que a escalação ideal não seria essa, pois Juan e Casemiro não estão jogando nada. Mas ponderei: "Mas tudo bem é ele quem está diariamente com os atletas. Em tese ele sabe o que faz".
Se a escalação que prefiro ganharia ou não, é outra coisa. Mesmo porque o segundo gol dos caras foi na mais pura sorte.
Enfim, também acho que minhas postagens estão muito grandes. Vou tentar escrever menos nas próximas. Se bem que ler sobre times que estão disputando a liderança é uma coisa, e ler sobre times do meio da tabela, aí meu chapa, não tem quem aguente! rsrs
rsssssssssssss
ta certo julhão.
mas continue escrevendo os seus textos, nao deixe-os se tornarem textículos.
pega essa
Postar um comentário