sábado, 29 de outubro de 2011

Quem foi Palhinha?

Ton Figueiredo

Jorge Ferreira da Silva, ou simplesmente Palhinha, meia-atacante de toque refinado e passes precisos que cadenciavam o meio campo da máquina de ganhar títulos do SPFC no início da década de 90.


 Essa semana o empresário do pseudo craque Lucas, através do twitter, fez esse questionamento. Pois bem, Palhinha ao lado de Raí e Müller formou umas das melhores linhas de ataque que eu já vi jogar. Palhinha era craque, nunca se escondeu em campo e jamais, eu disse jamais, foi coadjuvante no time de Telê.

Cansei de ir ao Morumbi na minha adolescência, nos jogos da libertadores no meio da tarde, com o Morumbi com 80, 90 às vezes até mais de 100 mil pessoas e, Palhinha estava sempre lá. Com toques rápidos, visão de jogo e gols, muitos gols. Alguns de rara beleza, Palhinha teve como marca registrada o gol por cobertura, cansou de marcar gols assim, coisa de craque, viu Sr. Lucas?

Durante sua passagem pelo time Morumbi, Palhinha conquistou alguns títulos, vou citar aqui os que lembro de cabeça, ok: BI-CAMPEÃO MUNDIAL E DA LIBERTADORES , CAMPEÃO PAULISTA, DA SUPERCOPA, BI-DA RECOPA SULAMERICANA, TRÓFEU TEREZA HERRERA E RAMÓN DE CARRANZA, isso só no SPFC. Palhinha ganhou ainda a Libertadores pelo Cruzeiro em 2007, precisa de mais alguma coisa?


Palhinha tem todo direito de falar o que quiser sobre o SPFC, assim como Raí, Ronaldão, Zetti, Pintado, Müller, Cerezzo, Leonardo e tantos outros, que jogaram e ganharam pelo Tricolor, diferentemente do “menino” de ouro Lucas, que não joga e não ganhou absolutamente NADA!!!!!!!!!!

Lucas para mim é sinônimo de Kaká, jogador com cara de medo, que se esconde na hora de decisão, é só lembrar o que Kaká fez na Seleção na última copa, né!? Palhinha pelo contrário nunca se escondeu, muito pelo contrário, quem não se lembra da penalidade perdida contra o Velez em pleno Morumbi e Palhinha não se omitiu, muito menos correu, foi lá bateu, perdeu e seguiu sua vida como todo grande jogador deve fazer.

Em 2007 eu conheci o Palhinha pessoalmente, tive o prazer de trabalhar junto com um dos meus ídolos de infância e posso dizer que o cara é gente boa, hoje conversamos às vezes pelo Twitter, debatendo sobre o SPFC.


Por isso, quando o vi o tal empresário falar besteiras a respeito do Palhinha, me senti na obrigação de escrever nesse espaço #Ordinário sobre o tema e tem mais, pelo que estou vendo nos blogs do SPFC por aí, a torcida não gostou nada das declarações do empresário. Então menino Lucas, a partir de agora passe a jogar bola, porque já que o Sr. é craque, chegou a hora de ter cobrança de craque, certo?

Pra molecada que não conhece o Palhinha e fica babando ovo pra qualquer jogadorzinho meia boca, que faz um belo gol, faz comercial de TV, vai no programa do Galvão e se acha craque de verdade, da uma olhada nessa entrevista feita pelo pessoal da conexão tricolor http://www.youtube.com/user/conexaospfc


Aqui uma exibição de gala da Máquina de Telê que assisti in loco lá Morumbi...um jogo com mais uma grande exibição do Palhinha e do Super SPFC  de Telê...



...e ainda uma pequena retrospectiva do SPFC de Palhinha e Cia. na libertadores e a final histórica de 1992 com Palhinha em campo!!!!





ENTÃO WAGNER RIBEIRO: CALA SUA BOCA!

Um comentário:

Anônimo disse...

Que depoimento bonito, emocionante e tocante amigo. Cheguei a arrepiada. Mas a sua paixão e a sua amizade te fez se perder nas palavras. Acho que você se atrapalhou um pouco com elas.
Mas tudo bem, é assim mesmo! Parabens, você é lindo