segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Tricolor com chances reais de ir a Libertadores

por Julio Canuto
Saudações Tricolores!

O São Paulo F.C. venceu o América F.C. (MG) por 3 a 1, sábado no Morumbi. Venceu e convenceu, é o que diz o noticiário esportivo.

Após a pipocada em Curitiba diante do C. Atlético Paranaense, o Tricolor entrou em campo no sábado todo modificado, muito em função dos desfalques no meio campo: Wellington, Denilson e Carlinhos. Todos suspensos. Em compensação tivemos a volta de Luis Fabiano. E que volta! O maior mérito, pelo que li, foi do técnico Emerson Leão, que mesmo com desfalques no sistema defensivo armou um time ofensivo. E o resultado veio.

Sendo assim, vamos para a escalação do Tricolor: M1TO; Píris, Rhodolfo, Xandão e Juan; Jean, Cícero, Lucas e Dagoberto; Fernandinho e Luis Fabiano.

O JOGO QUE NÃO ASSISTI

Não assisti o jogo. Quando cheguei em casa fiquei surpreso ao ler que Píris, Juan e Jean jogaram bem. O primeiro fazendo bem mais que defender; o segundo apoiando bem e até marcando um gol; o terceiro "se desdobrando" no meio campo (sempre pensei que Jean fosse meio campista, mas...). Disseram também que Dagoberto fez bem a função de armador e ajudou bem na marcação. Eu gosto do Dagoberto, foi o melhor jogador de linha deste ano, e é uma pena que vai sair agora, ainda mais que não vemos grande esforço da diretoria em contratar alguém melhor.

O destaque, sem dúvida, foi Luís Fabiano. No jogo contra o E.C. Bahia, quando sofremos aquela virada terrível, perdi a paciência com ele, por ter perdido um gol na pequena área. Contra o Avaí F.C. ele marcou dois, desabafou, disse que os que criticavam não via as poucas vezes que ele recebia bolas, e tinha certa razão. Contra o C. Atlético Paranaense cumpriu suspensão. E no jogo deste final de semana marcou outros dois gols ainda no primeiro tempo (aos 25 e aos 42 min.), decretando a vitória, e deu o passe para Juan marcar o terceiro (aos 6 minutos do 2o.T), livre, embaixo da trave. Dois gols de centroavante clássico, ganhando na raça. Tudo bem, Fabuloso, eu estava errado.

A baixa da equipe foi a expulsão de Xandão no início da segunda etapa (11 min.), que obrigou Leão a fazer alterações na equipe. Primeiro com a entrada de Bruno Uvini para a saída de Fernandinho, logo após a expulsão; depois Rivaldo no lugar de Dagoberto (aos 20 min., 2o.T), para cadenciar o jogo; e Casemiro no lugar de Luis Fabiano (aos 32 min., 2o.T).

O América F.C. (MG) ainda diminuiu aos 34 da etapa final. Placar final de 3 a 1 para o Tricolor.

Acompanhe os melhores momentos de São Paulo 3 x 1 América Mineiro

A LIBERTADORES É POSSÍVEL

Com resultados ruins de C.R. Flamengo e Botafogo F.R., o São Paulo F.C. ficou a apenas um ponto do G5, e disputa uma das duas vagas restantes para a Libertadores 2012, sendo que S.C. Internacional e C.R. Flamengo se enfrentam na próxima rodada e um empate seria lindo.

Temos dois clássicos pela frente. Acredito nas duas vitórias, para classificarmos junto com o Figueira, que também deverá vencer os dois próximos jogos.

É a maneira do time sair da competição com algum mérito, um belo e presente para a torcida Tricolor e justiça ao M1TO, que merece disputar no final da carreira e quem sabe vencer mais uma vez esta competição.

E POR FALAR EM CLÁSSICO

Domingo o Tricolor enfrenta a S.E. Palmeiras - vulgo Palmeirinha, a quarta força da capital. Vai ser uma festa, por três motivos: o São Paulo F.C. briga por uma vaga na Libertadores; nossos adversários estão leves, aliviados, felizes da vida por permanecer na série A; e nosso amigo ordinário Beto Tristão estará em Sampa e nos dará a honra de assistir o jogo conosco e pagar aquela tão falada aposta para o outro ordinário Ton Figueiredo.

Mas eu dizia que eles estão aliviados, e não é exagero. Acompanhe o que aconteceu neste domingo à noite:

Por volta das 22h00, recebi a ligação do ilustre Beto Tristão - o lendário, o mítico e (por que não?) o derradeiro torcedor do porco. O cara estava feliz, meus amigos. Se disse aliviado com a vitória do Palmeirinha sobre o E.C.Bahia, que eliminou qualquer possibilidade de rebaixamento (em 2012 a vaga da S.E. Palmeiras será ocupada por outra equipe, aguardando sua chegada em 2013).

Perguntei se ele tinha saído com o carro, bandeira estendida sobre o capô, buzinando e comemorando a permanência na série A do Brasileirão. Ao que ele respondeu:

"Não. Mas 'aê', que deu um alívio, deu. Eu tinha certeza que não ia cair, mas sabe com é [não sei, não, Betão!], a gente não fica tranquilo enquanto não se livra totalmente."

Pois é, meus amigos. O futebol é mesmo emocionante: até quem está no fundo do poço tem motivos para comemorar!
____________________
Crédito da imagem de Luis Fabiano: Rubens Chiri, sãopaulofc.net

Nenhum comentário: