CADA JOGO É UM JOGO
Beto o Tristão “soturno”
Muitos falaram que ontem o Kashima jogou melhor que o Santos! Segundo os números da partida, realmente o time japonês teve mais posse de bola, o que acabou levando muitos lances de perigo a meta do goleiro Rafael. Pode até ser verdade, e de fato foi, mas no futebol não há espaço para esse tipo de situação, o melhor time é o que vence a partida, é o que faz os gols. E foi o que o Santos fez, foi muito mais competente que o time do Kashima “metendo” três tentos na meta do goleiro japonês.

E qual é o diferencial entre as duas equipes? Um garoto genial de apenas 19 anos chamado Neymar. Mas a frente vou citá-lo mais um pouco, mas além desse gênio, há outras duas “peças” que merecem destaque. Um deles está longe de ser um craque, mas já demonstrou por onde passou que tem um excelente faro de gol. O atacante Borges, artilheiro dessa última edição do campeonato Brasileiro, chegou ao time da baixada já com o campeonato em andamento, mas isso não o impediu de anotar uma assustadora cota de 23 gols na competição. Número impressionante não? Quem deve estar com a cabeça latejando até agora por não ter utilizado o atleta como deveria, é a diretoria do Grêmio.
Além dele destaco mais uma vez, o que é para mim (e para muitos), o estereotipo perfeito do jogador muito acima da média. Paulo Henrique, o Ganso, é o clássico jogador, o cara é inteligente, preciso, calmo, canhoto e muito, muito elegante com a bola nos pés. Ganso, mesmo fora de ritmo, conseguiu segurar a bola nos momentos oportunos e foi capaz de cadenciar o jogo quando a equipe mais precisou. Foi o autêntico camisa 10 e a tendência é que ele esteja ainda mais afinado na decisão contra o Barcelona.
Já o terceiro destaque não tem nenhuma novidade né?!? Neymar mais uma vez foi decisivo, mais uma vez chamou a responsabilidade e mais uma vez foi protagonista de lances geniais. O que dizer do primeiro gol do cara? Simplesmente uma pintura. Ok, nada muito diferente do que ele já vem fazendo nos últimos anos com a camisa do Santos e da seleção. Mas o corte seco no zagueirão japonês, seguido pelo chute preciso com a perna esquerda colocando a bola no ângulo da meta japonesa foi simplesmente lindo! Esse garoto vem mudando o conceito de que jogador precisa ir para Europa pra fazer sucesso e ganhar grana. Ta certo que 99% dos atlestas que surgem, não tem 1/3 da capacidade desse menino, mas ele provou que há alternativas sim!
O ponto negativo da peleja de ontem foi a Av. Druval! Muitos especialistas bateram forte nessa “tecla”, mas essa situação era mais do que previsível, afinal, o zagueiro estava atuando improvisado na ala esquerda da equipe santista. Ao escalar o jogador na posição, o técnico Muricy justificou que o atleta trouxe mais equilíbrio e segurança para o sistema defensivo. Mentira! Segundo os veículos especializados no assunto, a bronca do técnico com o antigo dono da posição, o lateral veterano Leo, se deu após uma fervorosa discussão entre eles logo após o jogo contra o Bahia. Coincidência ou não, após o episódio o atleta perdeu o seu posto de titular. Mas como os principais lances da equipe japonesa foram pelo lado do improvisado zagueiro, é provável, para o bem da equipe, que o técnico Muricy reconsidere sua posição e volte a escalar o lateral Leo na sua posição. Já com muita experiência atuando por esse lado do campo e com um fôlego de tirar o chapéu, o atleta deve devolver, ironicamente, a segurança ao time.
Outro ponto negativo ficou por conta do número de passes errados da equipe santista. Atuando contra uma equipe como o Barcelona, esses erros de passes podem ser fatais. O time do Santos precisa manter a posse de bola, ou pelo menos, tentar equilibrar esse percentual e não vai ser errado esse fundamento que a equipe santista vai conseguir atingir tal objetivo! E se persistirem nesse erro, a maioria fruto do nervosismo, o tri campeonato santista corre sério risco de ficar para uma outra data.
É esperar para ver como se comportará o elenco santista diante da poderosa equipe Catalã. Eu ficarei na mais sincera torcida, esperando que Ganso, Neymar e companhia estejam no mais alto nível de inspiração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário