por Julio Canuto
Saudações Tricolores.
Após quase dois meses de exaustivo trabalho, sem viagens de final de ano, sem descanso, trabalhando pelo menos 12 horas por dia, e ainda sendo xingado pelo Beto porque que não tem o que falar do Guarani.. ops, do "Parmera" e precisa que alguém escreva sobre times grandes no blog. Ufa! Estou de volta.
O motivo maior por eu demorar tanto a voltar a escrever não é a falta de interesse no Campeonato Paulista, mas porque eu não havia assistido nenhum dos jogos do Tricolor Tricampeão do Mundo (e da Libertadores) neste ano. Até que domingo parei para assistir o Majestoso.
O jogo foi bem tranquilo, tipico de primeira fase do paulistinha. O S.C. Corinthians P. seguro, com o mesmo elenco do ano passado, com seus medíocres laterais, mas com ótimos meio campistas marcadores (Ralf e Paulinho). Apesar de algumas limitações individuais, o time está entrosado, toca bem a redonda, e isso é melhor que ter um elenco cheio de estrelas.
Já o São Paulo F.C. tem algumas estrelas que infelizmente não jogaram - M1TO e Luís Fabiano - e um que pensa que é estrela, que a diretoria Tricolor faz de tudo para que os outros acreditem que ele é estrela, e que já tem até site, TV etc... Um tal Lucas. Como bem observou o Figa, na postagem anterior, o cara só faz graça contra times pequenos. Bastou precisar realmente do cara.. cadê? Mas este eu já conhecia. O que eu queria ver mesmo era a nova formação do Tricolor.
DO QUE GOSTEI:
1. Denis, tranquilamente irá herdar o gol Tricolor. Fez ótimas defesas durante o jogo, embora eu tenha achado que a bola do escanteio que originou o gol do nosso adversário, era dele.
2. Wellington: lembro quando Léo disse aqui neste mesmo blog que ele poderia ser o novo Mineiro. Não sei, acho que pode ser até melhor. Mas ele está jogando muito. Passa segurança para o torcedor e não treme em clássico.
3. Cortês: é dele a lateral esquerda. Bom quando marca e principalmente quando ataca. E como disse um outro blogueiro "só de não ver o Juan por ali, já etá bom demais".
DO QUE NÃO GOSTEI:
1. João Filipe na lateral. Tudo bem, foi improvisado. Mas minha nossa, o São Paulo F.C. estava totalmente sem marcação daquele lado do campo. Todo atrapalhado. Jorge Henrique deitou e rolou pra cima dele. Aquela caneta... parecia um adulto brincando com uma criança, manja? O cara tomou a caneta e ainda chutou o ar. E pra finalizar aquele pontapé no mesmo jogador da caneta. Expulsão corretíssima, e se eu fosse da direção, pelo menos aplicava uma salgada multa.
2. Paulo Miranda: considero uma boa contratação, mas só o que está mantendo ele na titularidade é o nome. Pô, li comentários das partidas anteriores em outros blogs e todos elogiavam o Edson Silva. Por que o Leão sacou o cara pra colocar o Paulo Miranda? Tem que aproveitar o momento.
3. Fernandinho: esse não tem mais o que testar. É rua! Muito ruim, e quando está em campo atrapalha as descidas do Cortês. Não adianta treino, só o que ele sabe fazer é pegar a bola, olhar para o chão e sair correndo.
4. Lucas: ficou isolado na ponta direita. Quando pegava a bola queria passar entre os adversários. Parecia que queria perder a bola. Sem criatividade, não chama a responsa. Tá muito longe de ser o craque que ele pensa que é. E o Mano ainda chama pra seleção. Aff.
DE RESTO E NO GERAL
Os demais ainda estão muito feijão com arroz. Jadson perdeu um pênalti, e pênalti não pode perder. Ainda tem que se ajustar ao time. Camisa 10 e entregue por Raí... acho que foi muito. Menos, menos...; Maicon é um que boto fé. Nota-se que ele cadencia o jogo, é uma boa peça no meio campo, mas também falta de ajustar ao time. Quero vê-lo mais vezes na equipe; Outro que boto fé é Oswaldo. Tem vontade, mas tem que trabalhar muito para se entrosar e fazer boa dupla com o Luis Fabiano; Willian José foi uma surpresa pra mim neste início de campeonato. Gostei dele no mundial sub 20 ou 18. Mas no São Paulo F.C. ele ainda não tinha mostrado bom futebol, e também foi escalado pouquíssimas vezes. Mas entrou no lugar do Fabuloso e fez 3 gols em 4 jogos. Tá ótimo! Porém ainda falta ousadia. Vai pra cima moleque!
Outros dois que também já perdi qualquer esperança é Casemiro e Denílson. Pô, li elogios a Casemiro neste início de temporada, me animei. Ele é o mesmo do ano passado. Não sabe marcar. E reparem nele durante o jogo. Não olhem pra bola, olhem pra ele e percebam que ele fica parado, assistindo o jogo. Só quando a bola vai pro lado dele é que se mexe, procura alguém pra marcar... na maioria das vezes tarde demais. Não me agrada também na saída de bola; Já o Denílson, que coisa! Fiquei feliz com o retorno dele. Ganhou experiência, vai ser uma peça importante no meio. Mas vem jogo, vai jogo e ele não consegue mostrar bom futebol.
Bom, o momento é de arrumar a equipe. Também acho que o Paulistinha serve pra isso. O resultado de domingo foi normal. Uma equipe entrosada, jogando junto ha um bom tempo, contra um elenco em formação. Claro que um clássico é sempre muito bom ganhar, mas fazer o que?
Bola pra frente. Amanhã, as 19h30 no Morumbi teremos mais um teste, agora contra o Paulista, que está bem na competição.
Um comentário:
Grande Julio, concordo com tudo isso aí que vc escreveu. Só quero fazer algums observações pontuais.
Quanto ao Paulo Miranda, acho que o Leão fez o certo, pois até dias antes da primeira partida dessa temporada ele era o titular, vinha bem nos treinos, mas se machucou. Acreidto que ele perca a posição pro Edson Silva, mas tinha que assumir a vaga. O técnico tem que mostrar coerência na direção da equipe.
Estive no Morumbi no jogo contra o Comercial e vou te falar: o Casemiro é o mesmo do ano passado... infelizmente.
Já o Oswaldo me lembrou o... Marlos. Correria e habilidade, mas sem muita objetividade. Espero que seja só uma primeira impressão, vamos ver...
Postar um comentário