por Julio Canuto
Saudações Tricolores!
Que segunda feira maravilhosa. A segunda que ha muito tempo, nós são paulinos, esperávamos. Melhor que essa, só aquela ha cerca de um ano, quando do gol 100 do M1TO. Enfim, o Tricampeão Mundial São Paulo F.C. venceu o Bicampeão Mundial Santos F.C. por 3x2, mesmo jogando quase toda a segunda etapa com um jogador a menos. E não foi na sorte. O time estava bem postado, marcou muito bem e tocou também muito bem. Mas vamos ao jogo:
ESCALAÇÕES
O Tricolor, comandado por Emerson Leão, foi a campo com Denis; Rodrigo Caio, Rhodolfo, Paulo Miranda e Cortez; Denílson, Casemiro, Jadson e Cícero; Lucas e Luis Fabiano.
O Santos F.C., comandado pelo são paulino Muricy Ramalho, entrou no jogo com Rafael; Fucile, Edu Dracena, Durval e Paulo Henrique; Arouca, Adriano, Ibson e Ganso; Neymar e Borges.
O JOGO
O Santos F.C. veio a campo com sua equipe titular, e era isso mesmo que a torcida do São Paulo F.C. queria, para testar se os últimos bons resultados eram méritos da equipe ou deméritos dos adversários. Lucas, depois da polêmica sobre tocar ou driblar, cobrado por Leão, por toda a torcida e imprensa, tinha a missão de fazer uma ótima partida e mostrar que não se esconde em clássico. O meio campo Tricolor, com Denílson e Casemiro, também seria testado contra o ótimo meio campo e ataque santistas. Enfim, era um jogo dificílimo para o São Paulo F.C., que até aqui, apesar de ter perdido apenas um jogo no ano, não passava confiança aos torcedores. Mas diga-se: "até aqui".

O fato é que o São Paulo F.C. jogou como o São Paulo F.C. Logo no começo do jogo o time foi pra cima e abriu o placar aos 8 minutos, com chute de Casemiro, de fora da área, que desviou em Edu Dracena e matou o goleiro Rafael. São Paulo F.C. 1 a 0.

O meio campo Tricolor não deixava o Santos F.C. criar. Rodrigo Caio marcava bem o craque santista Neymar, mesmo que com faltas, tanto que recebeu seu primeiro cartão amarelo aos 24 minutos da primeira etapa. Na frente, o São Paulo F.C. chegava com perigo e por duas vezes, por muito pouco, não aumentou a vantagem. A primeira com Casemiro, que após boa troca de passes, invadiu a área santista pelo meio da defesa e tocou na saída de Rafael, que fez ótima defesa; a segunda com Cícero, após receber passe de Lucas, que Jadson deixou passar, chutou rente a trave, com parte da torcida gritando gol.
Intervalo de jogo e a questão colocada era: vale a pena insistir com Rodrigo Caio, que fazia boa partida, mas já tinha amarelo, ou colocar Piris em seu lugar para não correr o risco de expulsão? Lembrando que Piris foi contratado logo após fazer excelente marcação em Neymar em partida da Libertadores de 2011. Leão optou por permanecer com Rodrigo Caio, e Muricy colocou Elano no lugar de Ibson, que fazia má apresentação.
O segundo tempo começou e o Santos F.C. foi pra cima, e logo aos 6 minutos, em cobrança de escanteio, com furo de Paulo Miranda e falha de Denis, Edu Dracena empatou a partida.
As coisas ficaram ainda piores quando, dois minutos depois, o inevitável aconteceu: Rodrigo Caio foi expulso em mais uma falta em Neymar. Muricy colocou o time mais a frente com a entrada de Felipe Anderson no lugar de Adriano, aos 10 minutos da etapa final; aos 11 Leão colocou Piris no lugar de Jadson, para recompor o sistema defensivo. Parecia que o Santos F.C. ia virar, mas o São Paulo F.C. teve um bom caminho para chegar ao gol santista: o contra-ataque.
Foi assim que aos 15 minutos Luis Fabiano e Lucas tabelaram, o camisa 7 foi pra cima da marcação santista, invertendo o lado com Luis Fabiano, que corria livre para direita e recebeu a bola, driblou o goleiro Rafael e foi derrubado: penalidade máxima. Bom, há dúvidas quanto a marcação do pênalti. Luis Fabiano pulou o goleiro Rafael, que tocou levemente no 9 Tricolor. Acho até que não foi o suficiente para derrubar, mas só porque o atacante pulou. Mas pênalti marcado, Fabuloso converteu no segundo gol do São Paulo.
Aos 25 minutos, Muricy tirou o lateral Paulo Henrique e colocou Alan Kardec no lugar. O Santos F.C. foi pra cima, e cinco minutos depois, em falha de Casemiro - que vinha fazendo ótima partida - Ganso roubou a bola, que depois chegou a Neymar na área, que passou por Denis e empatou novamente a partida.
Leão sentiu o perigo e tirou Luis Fabiano, colocando o zagueiro Edson silva em seu lugar. O São Paulo F.C. fechou a defesa, mas teve mais espaço para o contra-ataque. E foi assim que aos 41 minutos, Lucas arrancou pela lateral direita, invadiu a área santista e rolou para Cortez finalizar. O passe, no entanto, não foi bom (um pouco pra trás) e Cortez acertou a trave. Por sorte a bola veio nos pés de Lucas (em posição irregular), que dominou e mandou para as redes, para decretar o placar final do clássico: 3 a 2 para o São Paulo F.C.
Denis ainda evitou o empate santistas com ótima defesa em cobrança de falta de Elano, além de outras ótimas defesas durante o jogo. foi, sem dúvida, um dos nomes do jogo.
SÃO PAULO 3 x 2 SANTOS - Melhores Momentos
CONCLUSÕES
Apesar do gol irregular no final do jogo, o placar foi justo. O São Paulo F.C. jogou muito bem, a marcação ótima, mesmo dos sempre criticados por mim, Denílson e Casemiro. Rodrigo Caio fez o que pode para segurar Neymar, e segurou. Daquele lado do campo o santista não teve chances. Na outra lateral, nem é preciso mais elogiar: Cortez vem arrebentando. Marca e sai muito bem para o ataque.
Leão também mexeu de forma correta. O empate com o Santos F.C. seria um bom resultado, mas injusto pelo o que a equipe jogou, principalmente no primeiro tempo.

Por fim, Lucas jogou o futebol que todos esperavam: driblou na medida certa e serviu os companheiros com ótimos passes. Mais importante: foi decisivo no clássico.
O São Paulo venceu e convenceu. Como eu havia escrito na postagem de 12 de março:
Espero que o Santos F.C. jogue com sua equipe completa, para o bem do espetáculo. Se assim for, será o momento de testar a defesa, a criação de meio campo e de Lucas se impor. Terá pela frente o lateral Juan, que todos sabem não é bom na marcação.Sejamos realistas: a equipe tem que melhorar muito, mas uma vitória diante do Santos F.C. dará confiança a equipe e todos os rumores de desentendimentos podem acabar. A equipe poderá levantar a cabeça.
A exceção de Juan, que não jogou, o restante foi exatamente o que aconteceu. Esperamos que de fato a equipe siga bem na competição e mostre sempre essa garra nos momentos decisivos.
Parabéns São Paulo F.C.!
______________
Todas as fotos: Rubens Chiri; placar: site sãopaulofc.net

3 comentários:
É meu caro JH, parece q os laranjas podres foram embora do nosso Tricolor...
Espero q o time continue nessa pegada!!
Vcs se iludem muito!
Vejam só, um palmeirense falando sobre ilusão. kkkk Bom, pelo menos tem propriedade pra falar sobre o assunto.
Postar um comentário