sábado, 16 de junho de 2012

Uma noite inesquecível...






Ton Figueiredo

Há exatos 20 anos o glorioso e soberano São Paulo Futebol Clube conquista a América pela 1ª vez na sua história, a primeira e acredito eu, a mais importante. Pois, foi naquela noite de junho de 1992 que as portas do mundo se abririam para a torcida tricolor.

Como em um filme de ficção científica, vamos entrar na máquina do tempo e relembrar um pouco daquele dia inesquecível. O personagem da história, não sera Telê ou Raí, nesse enredo o protagonista sou EU mesmo e vou tentar, depois de 20 anos contar um pouco de como vivi aquele dia, aquela noite, o jogo e toda a emoção de soltar o grito de campeão no Morumbi.

Eu tinha 13 pra 14 anos e como todo adolescente o jogo começou na escola, a tensão era total, na classe eu ignorava todo e qualquer tipo de algarítimo, formula, equação, oração subordinada na verdade, eu só queria saber do jogo, eu e meus amigos só falávamos sobre a partida, a provável escalação, o craque que decidiria, quem era o argentino mais perigoso.

Lembro muito bem, eu ia pro Morumbi com o Fernando, um amigo do prédio e que também estudava na mesma escola que eu, ele era mais velho assim como os outros 8 integrantes daquela caravana tricolor que partiria em direção à zona sul, partindo da ZN.

Fomos em 2 carros, um gol e um voyage, e nos tetos duas bandeiras enormes do SPFC, saímos rumo ao Morumbi por volta das 17h, naquele tempo nem trabalhávamos ainda (Que tempo bom que não volta nunca mais).

O caminho foi mesmo de sempre, pegamos a Avenida Tiradentes e desembocamos na 9 de Julho e de repente, um mar de carros e ônibus congestionava uma das principais avenidas da capital. Eram bandeiras, camisas, pais e filhos, todos vestidos de SPFC e nós lá vivendo a história, fazendo parte daquele momento único.

Demoramos demais para chegar, paramos os carros longe do estádio, era inverno, naquela época fazia muito, mas muito frio em São Paulo. Acho que a temperatura beirava os 4, 5 graus e pra quem conhece o gélido Morumbi, sabe que a sensação térmica é muito mais baixa do que a que o termômetro marca.

Pois bem, entramos no estádio faltando mais ou menos uma hora pra começar o jogo, as arquibancadas estavam completamente lotadas, há 20 anos não tínhamos tantos camarotes, bares e restaurants era simplesmente “bancada” de cimento.

O clima era sensacional, contagiante e eu lá, vivendo esse momento junto com o pessoal da escola e do prédio. O SPFC estava escalado com Zetti; Cafu, Antonio Carlos, Ronaldão e Ivan; Adilson, Pintado, Raí e Palhinha; Elivelton e Muller, no lugar do camisa 7, entraria Macedo no decorrer do 2º tempo e posso dizer amigóns, teria papel fundamental nesse grande dia.

O jogo começou tenso, o Morumbi tava superlotado, eram mais 105 mil pessoas, os argentinos catimbavam e contragolpeavam com muito perigo, acertando a trave em lance ainda na primeira etapa. A tensão na arquibancada era total, Muller e Raí perderam gols certos e o primeiro acabou com em um 0 x 0 quente e muito frio no estádio.

Na 2ª etapa, a mesma coisa até que o mestre Telê, tirou um dos craques do time, Muller para a entrada do iluminado Macedo, no seu primeiro lance no jogo, ele domina na área, dribla um zagueiro e cai…..PENALTI pro SÃO PAULO!!!!!!!!!!

Nas arquibancadas uma explosão de alegria que durou apenas alguns segundos. Com a bola na marca da cal Raí e Scoponni, um duelo cara a cara do craque e capitão tricolor contra o catimbeiro goleiro argentino.

Lentamente Raí caminhou para a bola e chutou forte, rasteiro e colocado no canto direito do goleirão: GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

1 X 0 pra gente, Tricolor na frente, faltava apenas um gol para o título inédito, enquanto a torcida comemorava o coro comia dentro do gol, Raí, Scoponni, Elivelton e mais uma meia dúzia de jogadores trocavam empurrões dentro da meta argentina.

No melhor clima de libertadores o jogo recomeçou, faltavam acho que 15 minutos para o fim da partidae tanto de um lado quanto de outro o respeito prevalecia. O São Paulo precionava, mas nem tanto, já que um contra-ataque seria fatal. O News Old Boys, se retrancou e esperou aquele lance que nunca veio. O jogo continuou assim até o apito final e foi aí que me dei conta, VAMOS PARA OS PENALTIS!!!!!

Rapaziada, que baita desespero…Juro, lembro bem pouco daqueles poucos minutos que se passaram. Só sei que o Ronaldão perdeu um penalty e eu quase infartei e o Zetti pegou a penalidade decisive, do craque do time deles, um baita de um beque chamado Gamboa. Não narrei aqui cobrança por cobrança pelo simples fato de que nesse texto estou contando o que vi em campo e vou ser sincero para vocês, as penalidades eu quase não vi de tanto nervoso.

No momento que Zetti defendeu aquele penalty, o SPFC se tornou campeão da América e se juntou aos grandes times como o Santos de Pelé, o Flamengo de Zigo, o Boca, o Independiente, a dupla uruguaia Peñarol e Nacional e tantos outros.

A América era nossa e o Morumbi era da torcida, o campo foi invadido por uma multidão e carregou seus ídolos nos braços era o fim de um grande campeonato e o início da dinastia de um dos melhores times do mundo: O São Paulo de Telê e Raí que mais tarde conquistariam o mundo.

A volta pra casa foi sensacional, a cidade estava tomada, bandeiras, fogos e camisas por todos os lados, chegamos tarde na ZN e no outro dia, era dia de escola e lógico o uniforme não poderia ser outro, se não o meu MANTO SAGRADO TRICOLOR.
É isso amigóns…tentei passar um pouco da emoção daquele 16 de junho, se você tiver alguma lembrança…comente

Um grande abraço a todos e boa rodada nesse final de semana e lembre-se, nossa liga está bombando no CartolaFC, quer participar? Monte seu time e participe o nome da liga é: OFC CRAQUES DO ÓBVIO.

14 comentários:

Samuel Porfirio disse...

roubaram o nells nao foi penalti no macedo !!!

Leonardo André disse...

Ora essa, Porfirio, polemico ordinario corintiano, vc é tão justo q depois da marcação desse penalti inexistente, vc se revoltou e deixou de ser tricolor, para virar a casaca, não é mesmo!!!

Agora torce para um time q "nunca" é beneficiado pelos árbritos...

(sim, o boato já correu... hehehe)

Ton Figueiredo disse...

#LIBERTADORES #NUNCASERÃO por gentileza para comentar sobre libertadores, ganhe uma antes...hehehehehehehe

Finalmente o blog volta ao normal, com todo mundo escrevendop e polemizando vamo que vamo #Ordinários

Samuel Porfirio disse...

façam me o favor o sao paulo e o time mais ajudado ate onde eu sei caiu na segunda do paulista 1990 e foi campeao em 91 virada de mesa ? e o que dira ta tao falada final contra o milan em 93 sendo que o campeao da liga dos campeos foi o olimpique de marselle ? ahahahhahahah e sobre ganhar para comentar daqui a 3 semanas estarei narrando um titulo Corinthians x boca juniors (ja imaginou um gol de romarinho de carrinho aos 49 minutos do segundo tempo ?) acustumaaaaaaaaaaaaaa

Ton Figueiredo disse...

Bom, pelo jeito o novo Ordinário alvi-negro é do estilo #Betão ( por falar nele...#CHUPABETÃO) completamente desinformado.

Sobre o rebaixamento em 1990, pelo regulamento da época não fomos rebaixados é só pesquisar e ver, disputamos outro grupo e fomos para final, onde Raí arrebentou com vocês, simples assim...

Em relação ao Milan e a final de 93, não vou perder muito tempo explicando, pois como o assunto é título internacional, vocês não vão entender. Mas mesmo assim, vamos lá!

Na época, se o Sr. não sabe o Olimpique foi suspenso pela UEFA por causa de manipulação de resultados, pelo seu então presidente na liga local. O olimpique ganhou o título na bola, mas foi punido exemplarmente.

Se no Brasil fosse assim, tenha certeza amigo corinthiano, o título de 77 ( o mais importante da história de vocês) não teria acontecido, já que todo mundo sabe da história do Rui Rei, não é mesmo!?

E o que falar do esquema 1.0.0 do presidente Dualib, que foi pego em gravações da polícia federal e o título de 2005 (com KIA e Cia) instaurando uma das maiores lavanderias de dinheiro da história do futebol.

Lembre-se amigón, o SPFC jogou na bola e ganhou do Milan por 3 x2, Milan que era vice campeão europeu e ganhou o direito de disputar a final graças aos crimes de corrupção da diretoria do Olimpique.

Pesquise e informe-se amigón, para não virar o novo saco de pancadas quando o assunto for futebol. Esse posto já tem dono e lugar cativo para o Sr. Roberto Tristão, ok

E sobre a Libertadores, nem passaram pela semi-final e já estão contando vitória. Lembre-se, ONCE CALDAS na libertadores acontece raramente e na maior competição da América do Sul, o seu "TIMÃO" é bem menor do que ONCE CALDAS, NACIONAL DE MEDELIN, OLIMPIA e LDU...

Grande abraço

Samuel Porfirio disse...

companheiro p escandalo do olimpique nunca fora provado ... e sobre 77 intriga da oposiçao srrsrs 2005 sim vergonhoso e nao tenho Tevez como idolo por isso pq pra mim ele me representa a msi e kia !!!!

Samuel Porfirio disse...

quanto a 1990 vcs falam de regulamento ... o mesmo nao assume quando falo que o regulamento do mundial de 2000 convidaria o campeao nacional do pais sede ... ae regulamento nao serve kkkkkk façam me o favor ...quando grandeza meu time e gigante sem libertadores torneio que mexicano disputa mais nao pode ganhar e time apaga a luz pra nao tomar gol kkkkkk

Júlio disse...

Eita que esse negócio tá bom hoje, hein! kkkkkkkk

Quero só ver no dia que rolar uma breja!

Mas fiquei aqui pensando o que diria Betão em meio a este debate? Contestaria todos os títulos citados acima? Diria que o parmerinha foi prejudicado em algum? Afirmaria que título via fax vale?

kkkkkkkkk

Ton Figueiredo disse...

Amigón, trabalho com MKT esportivo, o torneio de 2000 foi feito pela TRAFFIC que na época queria os direitos do campeonato brasileiro. E já que vc citou regulamento, no do torneio de verão, era uma vaga para o campeão nacional (corinthians) e o atual campeão sulamericano (Palmeiras) Mas, como era um campeonato sem credibilidade, deram um jeito de incluir o Vasco, campe˜åo da libertadores 2 anos antes.

De resto, tudo normal, vcs ganharam dos times do oriente médio e empataram com o Real Madrid de ressaca (com um gol irregular, lembra?) e no final no maracanã, o desfecho que a TRAFFIC queria e uma grande audiência. Entretanto, a FIFA só aceitou o novo formato 5 anos depois e sem TRAFFIC, é claro...simples assim meu caro

Abraço

Samuel Porfirio disse...

Gol iregular contra o raja casablanca todos lembram gol anulado do Joao carlos fazendo falta no companheiro de time luizao (a primeira falta de ataque de dois companheiros do mesmo time na historia ) ninguem lembra srrsr o vasco mandava no futebol nessa epoca agora tinham 2 equipes da europa

Ton Figueiredo disse...

Não vamos entrar no mérito da questão, pra torcida do Corinthians (somente ela) o SCPP é o campeão, para o resto do mundo, o campeão é o BOCA...fica tudo certo.

Mas para ser campeão do mundo, tem que ser campeão continental, e quem deveria disputar o torneio de verão no lugar do Vasco era o Palmeiras, simples assim amigóns!!!!

Samuel Porfirio disse...

mentira necaxa cruz azul america entre outros podem ganahr mais nao disputam mundial informe errado !!!

Ton Figueiredo disse...

Amigón, os times mexicanos escolhem jogar liga dos campeões Concacaf ou a libertadores, é uma quewstão mercadologica. Na libertadores eles tem visibilidade e na Concacaf o direito de disputar o mundial. Já existe um estudo de convidar times da MLS americana, entretanto o representante da concacaf será sempre um time que não está disputando a Libertadores, são apenas negócios, nada mais...Além do mais, segundo os dirigentes do seu time, a Libertadores é uma merda, não serve pra nada, o corinthians é muito maior e tem outra, corinthiano não vive de títulos, vive de corinthians não é mesmo, heheheheheh

Fica frio amigón...

Samuel Porfirio disse...

exato somos gigantes !!! e vivemos de corinthians