domingo, 7 de outubro de 2012

R.I.P. Palmeiras...


 TonFigueiredo



O jogo de ontem veio para comprovar o que digo a algum tempo por aqui, o lendário Choque-Rei, clássico paulista de tantas histórias, glórias e decepções está com os dias contados. Isso porque o clássico só tem razão de ser quando ocorre o encontro de dois GIGANTES do futebol brasileiro e nesse caso, o Palmeiras se apequena ano a ano.

São 10 anos sem uma mísera vitória dentro do Morumbi, uma geração inteira de palmeirenses torceu sem nunca ver seu time triunfar contra o velho o rival fora de casa.

O Palmeiras caminha a passos largos rumo ao purgatório da segunda divisão, pela segunda vez nesses mesmos 10 anos. Para vocês terem uma ideia, a última vez que ganharam da gente dentro de nossos domínios o Alex marcou aquele baita gol, chapelando o M1T0 e marcando seu nome na galeria dos gols mais bonitos do estádio.

Isso foi no Rio-SP de 2002, entre março ou abril talvez, faz tanto tempo que eu nem conhecia meu grande amigo Beto Tristão (nem nisso ele leva sorte pois, como não me conhecia não pode tirar sarro, hehehehe)

Pois amigóns, o jogo de ontem foi reflexo do atual cenário do futebol brasileiro, com a modernização, o marketing esportivo, as novas cotas de televisão e a profissionalização dos clubes está ocorrendo uma separação em grupos, como ocorre na Europa...Os grandes de um lado e o resto disputando um campeonato a parte.

Esse cenário deverá se consolidar nos próximos 3 ou 5 anos e infelizmente alguns grandes times do passado deverão ficar de fora de um seleto grupo de equipes. Times gloriosos como o Botafogo, o Atlético/MG e principalmente a Sociedade Esportiva Palmeiras, isso mesmo, hoje não vou tirar e chamá-lo de SÓ ESTAMOS PARTICIPANDO, o momento é triste, afinal, os grandes clubes só existem graças aos seus adversários, a grandeza de um SPFC e um Corinthians está na rivalidade entre um e outro, quem arrecada mais, quem ganha mais títulos, quem revela mais jogadores, quem tem mais influência na política nacional do esporte e assim por diante.

Com adversários fortes ou outros clubes sempre estão fortalecidos. Mas e o Palmeiras onde entra nisso? Não entra, simplesmente a rivalidade está se perdendo no passado junto com os grandes times da academia de Leão, Ademir da Guia e recentemente com Rivaldo, Evair, Edmundo, Djalminha e tantos outros...

Eu lembro que no início da década de 90, o sentimento de enfrentar o Palmeiras era contagiante, era o grande jogo do campeonato. O SPFC campeão do mundo, da Libertadores e o Palmeiras com um baita de um time. Jogos inesquecíveis, disputados, com brigas, discussões entre jogadores, técnicos e dirigentes. Estádios lotados porque naquela época a torcida alvi-verde dividia o Morumbi com a gente. Lógico que a realidade hoje em dia é outra, o mandante só disponibiliza 10% das entradas. Mas sinceramente, se os ingressos fossem divididos como antigamente, quantos palmeirenses a mais teríamos no Morumbi ontem?!

Desde o início do Ordinários eu pego no pé da porcada, não por desrespeito ou coisa parecida, mas porque dentro do blog os amigos se dividem em Sãopaulinos e palmeiras então, inevitavelmente dentro deste espaço ordinário as gozações são na maioria das vezes direcionadas aos sofredores Betão e Lele.

Porém, chegou a hora de direcionarmos nossas atenções aos verdadeiros adversários, aos times que disputam com o SPFC os títulos, o espaço na mídia e o protagonismo do futebol paulista.

Chega de bater em cachorro morto (porco), em 2013 eles estarão novamente na 2ª divisão (espero sinceramente que não) e a tendência é que a partir desse momento isso vire uma rotina. Subam, ficam 2, 3 anos na primeira divisão e são rebaixados novamente. Assim como acontece com times como o Goiás, o Atlético/PR, o Figueirense, o Sport e tantos outros.

Os títulos, mesmo que esporádicos, deverão acontecer. Assim como acontecem, quem não se lembra do Sport campeão da Copa do Brasil em cima do Corinthians ou então o São Caetano campeão paulista e vice da Libertadores? Teve também o Sto. André, o Juventude, o Paulista de Jundiaí, o Criciúma e tantos outros. Esse ano foi a vez do Palmeiras, ganhou merecidamente e em seguida voltou a sua realidade atual.

Como o próprio ESPECIALISTA disse logo após a conquista: “Tudo está voltando ao seu devido lugar”

Sobre a partida de ontem não tem muito que comentar, a disparidade técnica entre os dois times é enorme, de cada 10 jogos o Palmeiras consegue empatar 1 e quem sabe ganhar outro. Mesmo o SPFC passando por um momento de instabilidade, de montagem de uma nova equipe.

Eu sinceramente deixei de considerar o Palmeiras um adversário a algum tempo, é legal jogar contra eles pra tirar um sarro? Lógico que é, afinal o espírito ordinário é esse. Mas quando os próprios ordinários alvi-verdes abrem mão de sua paixão e param de entrar nos debates a graça se perde.

Por isso o Julião sugeriu a criação de um Ordinários FC série B, já temos aqui o Gustavo Oliveira que vez ou outra escreve sobre o Paraná Clube então porque o Betão não encabeçar esse desafio?

Bom, já estou me alongando demais, mas sobre o campeonato continuo com a mesma opinião. São 10 rodadas decisivas, o SPFC continua na luta por uma vaga na Libertadores do ano que vem, que infelizmente contará com um saco de pancadas chamado Palmeiras. O Fluminense está com uma mão na taça, mas gostaria muito que o Galo levasse esse caneco, seria a ressurreição de um clube, de um técnico e de um grande jogador ( o que jogou de bola o Ronaldinho Gaúcho ontem foi brincadeira, né!?)

Na parte de baixo acredito que Atlético/GO e Figueirense já caíram, Palmeiras, Sport, Coritiba e Ponte Preta na minha opinião disputam duas vagas. (eu acho que Palmeiras e Ponte descem abraçados)

E é isso, análise da partida não vou fazer....estava trabalhando e segui o jogo pela internet, essa missão deixo a cargo do Julião que faz isso com grande maestria.

E por falar em maestria, não poderia deixar de comentar sobre a maior contratação da história do futebol brasileiro (internamente). Paulo Henrique Ganso, se recupera no CT da Barra Fundo e em breve desfilará todo seu talento nos gramados brasileiros. Craque de bola, grande jogador que espero que agora, respirando novos ares, recupere aquele brilhante futebol.

Brilhante como o do “mago”...a FEITICEIRA VERDE que pelo que fiquei sabendo ontem deu mais um show, uma baita investimento em um ídolo sempre vale a pena, vide Kleber Gladiador, não é mesmo!? O camisa 10 palestrino fez mágica mais uma vez e sumiu de campo e ninguém percebeu, deve ter chutado o ar, feito careta e provocações ao M1T0  com certeza, é um talento...certo?!

Para finalizar...em caixa alta, pra ninguém esquecer!!!!!

#CHUPABETÃO
#2ªDIVISÃO
#3ENGRADADOS


3 comentários:

LÉO disse...

Betão, lembra o q eu te falei qdo vc perguntou meu palpite sobre o jogo? Não?

Eu disse, "com Luis Fabiano em campo, se o Lucas e o Jadson estiverem inspirados, o Porco toma um pau".

Pois é, chupa!

Ton Figueiredo disse...

Jura que ele tinha esperança em ganhar esse jogo? Igual ele disse pro Julio que no 2º eles iam atropelar a gente e ele ganharia a aposta?

Então pra perder o costume dos últimos anos, mesmo com a boca esfolada, CHUPA BETÃO!!!! hehehehehehehehehehehe

#2ªdivisão
#3engradados

Júlio disse...

COITADO DO BETO.
COITADO DO LELE.

kkkkkkkkkkkkkkkkkk