quinta-feira, 29 de novembro de 2012

SUJEIRA, ESCOLHA, LUTO E HONRA

beto o tristão "soturno"

A SUJEIRA

A cada dia que passa a podridão fica mais evidente no nosso cotidiano. A cada minuto estoura uma notícia falando de mortes, compra de informações, traições, desvio de dinheiro público, impunidades, etc etc etc. As pessoas falam em avanços na ordem, que o país está crescendo, que há estabilidade econômica, desenham um cenário como se  o Brasil fosse a galinha dos ovos dourados. Quando ouço isso, penso que estou vivendo em outro planeta, onde a realidade é bem diferente da que os “cegos” enxergam. A minha raiva e o meu ódio só aumentam!!!!
De fato, alguns pequenos avanços ocorreram no Brasil. É inegável que o acesso a renda expandiu o poder de consumo da população, mas estamos longe de um crescimento planejado. Recentemente, uma das notícias mais veiculadas e discutidas na mídia brasileira e mundial foi o caso do julgamento dos envolvidos no escândalo do Mensalão. Se gasta tanto tempo discutindo o obvio nesse país, que os fatos realmente importantes acabam ficando em segundo plano! Estamos, e pelo visto sempre estaremos atrasados em relação ao restante do mundo. É o mau cheiro impregnando e incomodando os cidadãos desse país em todas as esferas do poder e em qualquer escala hierárquica.

Dia desses, Mano Menezes foi demitido do “comando” da seleção brasileira. Para mim ele foi muito tarde e não vai deixar saudade, já que desde o início de sua trajetória à frente do selecionado não conseguiu montar um bom time para representar o país na Copa de 2014 que acontecerá aqui mesmo. Mas concordo com o Zico, nosso eterno Galinho, e também acho que fizeram isso no momento errado. A nova direção da CBF deveria ter mandado o cara embora assim que assumiu o comando da confederação, expurgando todo o mal e todo o legado deixado pelo czar Teixeira.
Essa atitude repentina da entidade máxima do futebol evidenciou o que todos nós estamos cansados de saber, que as decisões tomadas foram e são estritamente políticas, motivadas por relações de poder e articulações de bastidores. Sem novidades, não?!?
Mano Menezes já tinha dado inúmeros motivos para ser demitido do comando da seleção. Além de conseguir a maior façanha do planeta deixando o selecionado nacional na pior posição já ocupada no ranking da FIFA, Mano também viu o seu nome envolvido diversas vezes em esquemas de venda de jogadores. Também, não é para menos, já que muitos dos atletas que passaram pela seleção durante o seu período como treinador também são agenciados por seu empresário.  Jogadores como Jucilei, Cássio e Elias (TODOS DO CURINTIA), foram (ou serão) após passagens relâmpagos pelo time canarinho, vendidos rapidamente para o exterior. O mais engraçado é que depois das vendas, esses atletas desapareceram e nunca mais voltaram a figurar as listas de convocação. Além de comprometer a formação do time ideal para a copa do Mundo no Brasil, mano também deu evidências que suas atitudes visavam sim o favorecimento de pessoas próximas a ele.
Li recentemente uma declaração do Sr Andrés dizendo que tal afirmação, feita então pelo ex jogador e atual deputado Romário, não é verdadeira e que seria preciso provar. E que atualmente todos ou a maioria dos treinadores no Brasil, contam com agenciadores de carreira. Pode ser, mas é inegável que o Curintias, Mano, Andrés e seu empresário foram beneficiados diretamente com a venda desses jogadores.
Outro bom exemplo de como acontecem às coisas no Brasil, é Andrés Sanches aos poucos se tornou homem forte de Teixeira na CBF. E mesmo com a saída desse cidadão da direção da entidade, Andrés continua demonstrando forte poder.
E para os que acham que o agora, ex-diretor de seleções da CBF perdeu forças, estão enganados. O comedor de “r” que não consegue articular uma frase sequer sem cometer um erro pediu demissão ontem, mas obviamente, o fez com uma boa e grande carta nas mangas, já que está cotado para assumir a secretaria de Esporte durante a gestão do Haddad na prefeitura. Pasmem, é mole (não vou nem mencionar o Sr Haddad dando cargo para o pagodeiro espancador de mulher netinho)?!?!?
Agora a briga será de cachorro grande....Andrés, Juvenal, Del Nero, Marin, rede Grobo, etc etc. Nos bastidores, São Paulo e Curintia brigam pelo poder e o Palmeiras continua assistindo, parecendo viver outra realidade que passa bem longe dessas disputas políticas.
         
A ESCOLHA

     Outro assunto muito discutido foi a respeito da possibilidade de um gringo assumir o comando da seleção. Para muitos, essa não seria a opção mais viável já que há muitos treinadores gabaritados no país para assumir o comando do time nacional. Concordo, mas discordo! Acho sim que há treinadores vencedores, mas acho que hoje nenhum deles está à altura do nome ventilado nos corredores da CBF, Pep Guardiola!
O motivo é simples, dos retranqueiros de plantão nenhum, na minha modesta opinião, tem condições de fazer o Brasil voltar a jogar o futebol que cansou de encantar o mundo. Talvez nem Pep seja capaz de fazer isso e não por falta de competência ou tempo para colocar em prática seu método de trabalho como muitos alegam, mas sim, por pura falta de material humano.
         Hoje não há nenhum grande jogador brasileiro atuando como referência em um time de ponta na Europa. Não há protagonistas como aconteceram nas copas anteriores (1994, 1998, 2002, 2006 e 2014). Podemos citar o Romário, Ronaldinho Gaucho, Ronaldo, Kaká, Edmundo, RIVALDO, Roberto Carlos, etc etc etc. Hoje o único jogador em condições de desequilibrar e ser protagonista dessa copa atua heroicamente no Brasil e está sozinho nessa jornada. Falta um meia de qualidade e com experiência para suportar a imensa pressão que será jogar aqui. Falta personalidade, falta amor, falta tudo......
Pensei que esse nome seria o Ganso, atuando com o Kaká no meio de campo, dando suporte para Neymar jogar. Mas a cada dia que passa fico menos crente em relação a isso, já que Kaká e Ganso mal atuam pelos seus clubes e vivem contundidos. Surgiu o Oscar que é um bom jogador, mas não sei se suportará a pressão. Sem contar que também não tem um goleador como sempre tivemos. O alcoólatra do Adriano seria, para mim, o substituto natural do Ronaldo, mas foi e é muito burro (ASNO) para perceber isso. Então, quem seria esse nome? Damião, Hulk, Fred, Luis Fabiano? Talvez esse último (pra mim o melhor disparado), mas nenhum desses chegam perto, por exemplo, do Romário ou do Ronaldo.
Bom, mas o fato é que o Felipão foi mesmo o escolhido para assumir o cargo (mais obvio e mais confortável) e agora o velho bigode terá a difícil missão de dar vida a esse time. Terá que fazer em 1 ano e meio o que o Mano não foi capaz de fazer em 3!!!!

LUTO VERDE

Nessa madrugada morreu um dos grandes comunicadores desse país. Um ilustre palmeirense que largou o jornalismo esportivo por seu amor pelo Palmeiras. Não há muito que escrever depois das palavras deixadas por seu filho em sua homenagem, mas fica aqui destacada uma de suas frases que explicam bem a sua relação com um dos maiores amores da sua vida, o Palmeiras. E como o próprio Beting disse: 

“Explicar a emoção de ser palmeirense, a um palmeirense, é totalmente desnecessário. E a quem não é palmeirense… É simplesmente impossível!”.

A HONRA

Sempre dizemos que no futebol não há honra, que os jogadores são a própria expressão da falsidade. Hernan Barcos foi contratado como um desconhecido, mas chegou e com muita garra e gols conquistou a torcida do Palmeiras. Já demonstrou ter hombridade em muitas oportunidades fazendo "sacrifícios" para defender nossas cores, mas ontem deu mais uma vez sinais de que a honra ainda existe. Não cravo que ficará no Palmeiras, mas afirmo que seus beijos no escudo da nossa camisa (sem morder como muitos fazem) não foram em vão e que de fato demonstraram respeito.

Um comentário:

LÉO disse...

Betããããããooo! Tá tudo bem aí em baaaaaixo????

#ChupaBetão
#SegundaDivisão

Ah, parabéns pela estréia da sua nova coluna. Pela primeira vez temos uma postagem sobre times da Série B (de Betão).