quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Uma noite de festa (São Paulo 5 x 0 Bolívar)

por JH

O reencontro do São Paulo F.C. e do torcedor são paulino com o campeonato que mais gostamos foi uma noite de festa completa. Em jogo tranquilo o Tricolor aplicou uma sonora goleada no Club Bolívar com direito a quebra de recorde na artilharia do Morumbi e gol de aniversariante. 

O JOGO

Era ainda 20h30 quando eu e o Léo entrávamos no portão 6 do Estádio Cícero Pompeu de Toledo. Mais um ano. Minha primeira ida ao Morumbi em 2013. O clima é muito diferente do que estávamos vendo nos ultimos três anos, em especial antes da chegada de Ney Franco. O time era outro. Pelo menos dois anos para montar um bom elenco e conquistar um título, depois das idas e vindas de vários atletas que não conseguiram um bom desempenho com o Manto Tricolor. 

Mas não era "só" a melhora no time, era o clima da competição: Copa Libertadores da América. Mais uma importante competição da qual somos Soberanos entre os clubes brasileiros. O campeonato que a torcida, o clube e o M1TO mais gostam.  Desde 2010 que não tínhamos esse gosto. Mais precisamente desde o dia 05 de agosto de 2010, com a eliminação na semifinal com a insuficiente vitória sobre o S.C.Internacional por 2 a 1, no Morumbi, com vaga definida pelo gol fora. Aquela havia sido uma Libertadores de altos e baixos, com uma equipe instável, que logo seria desfeita. Libertadores na qual tivemos o sofrimento de empatar os dois confrontos das oitavas com os peruanos do Club Universitário de Desportes e decidir a vaga nos pênaltis, deixando a torcida feliz, mas desconfiada. E depois o atropelo no Cruzeiro E.C., com duas vitórias por 2 a 0, eliminando nosso algoz do ano anterior. Em todos esses jogos estava lá na arquibancada do Morumbi. E ontem era a volta.

Morumbi lotado, homenagens ao M1TO que completou 40 anos da terça feira. Ney Franco escalou a equipe com mudança na formação tática. Ganso deu lugar a Aloísio, e com isso o São Paulo F.C. voltou a formação de 2012. 

O C.Bolívar até que tentou apertar a marcação, mas a diferença técnica entre as equipes é muito grande e não demorou muito para que o São Paulo F.C. chegasse com perigo com uma bola no travessão. Aos 7 minutos, Osvaldo recebeu passe pela esquerda e em velocidade entrou na área e bateu cruzado, no alto, abrindo o placar com um golaço. Festa nas arquibancadas e o Léo comentava que esse será o ano de Osvaldo. 

O C.Bolívar até chegou duas vezes com perigo, ambas na bola aérea. Na primeira cobrança de escanteio no primeiro pau, cabeceio e excelente defesa do M1TO. Na segunda um voleio no meio da área, que passou perto.

Aos 20 foi a vez de Aloísio confirmar a boa escolha de Ney Franco. Após lançamento na área, o atacante dominou, foi a linha de fundo e deu o passe sob medida para Luis Fabiano estufar a rede. E já nos acréscimos mais uma bola recebida por Aloísio na grande área, o domínio, o giro e o chute de frente pro gol, com boa defesa de Argüello, mas lá estava Fabuloso no lugar centro para aproveitar o rebote e marcar novamente. Com os dois gols, Luis Fabiano se torna o segundo maior artilheiro no Morumbi. O São Paulo F.C. já tinha uma vantagem confortável.

Nas arquibancadas era só festa. Uma organizada do São Paulo F.C. começou a ola, que de maneira inédita contou com o apoio da torcida adversária. Os bolivianos são muito legais.

Veio o segundo tempo e o São Paulo, sem alteração, tocava a bola mais atrás, tentando atrair o C.Bolívar. Até que aos 13 minutos o gigante Lúcio pega sobra no meio campo, vai à frente e dá um passe em profundidade para Osvaldo que só rola já próximo a pequena área para Jadson desviar para as redes, coroando o ótimo futebol apresentado pelo nosso camisa 10. Era o quarto gol Tricolor.

A torcida chegou a gritar o ooooooooollé, e nesse ritmo mais uma fez Osvaldo recebe, invade a área e é derrubado. Penalidade máxima! O M1TO vai para a cobrança e marca o quinto gol Tricolor aos 17 minutos da segunda etapa. 

O M1TO se prepara para bater o pênalti.
Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net
Poderíamos ter ampliado. Tivemos ainda duas ótimas oportunidades, entre outras boas jogadas.

Na metade do segundo tempo Ney Franco fez as três substituições: Cañete, Ganso e Casemiro entraram nos lugares de Aloísio, Jadson e Denílson. Todos aplaudidos.

No final do jogo, Luis Fabiano tomou um desnecessário cartão amarelo (só pra variar). E é bom ficar atento pois nesta edição os cartões amarelos suspendem!

Enfim, a equipe mostrou um ótimo futebol, mas ainda temos o que melhorar, principalmente nas bolas aéreas e troca de passes. O frágil adversário não deve servir de parâmetro para o que nos aguarda na competição continental.

Mas quarta era noite de festa. E já com a goleada no placar a torcida pode soltar seu grito confiante:

OOOOOOOO, O CAMPEÃO VOLTOOOOOOU!

FICHA TÉCNICA

Escalação
São Paulo: Rogério Ceni; Douglas, Lúcio, Rhodolfo e Cortez; Wellington, Denilson (Casemiro, 29min/2ºT) e Jadson (PH Ganso, 25min/2ºT); Aloísio (Cañete 24min/2ºT), Osvaldo e Luis Fabiano.Técnico: Ney Franco.

Bolívar: Argüello; Eguino, Albarracin, Cabrera e Alvarez; Miranda (Lizio, 18min/2ºT), Flores e Justiniano (Gomez, 33min/2ºT); Arce, Cardozo (Yecerotte, no intervalo) e Ferreira. Técnico: Miguel Angel Portugal.

Gols
São Paulo: Osvaldo (7min/1ºT); Luis Fabiano (20min/1ºT e aos 46min/1ºT); Jadson (13min/2ºT); Rogério Ceni (pênalti, 17min/2ºT).

Arbitragem
Árbitro Principal: Robero Silvera (URU); Auxiliares: Mauricio Espinosa (URU) e Marcelo Costa (URU).

Advertências
Cartões Amarelos: Flores (8min/2ºT); Aloisio (20min/2ºT); Luis Fabiano (46min/2ºT). 

Renda e Público
Pagantes: 41.838; Público Total: 41.838; Renda: 1.383.036,00.

MELHORES MOMENTOS SÃO PAULO 5 X 0 BOLÍVAR


_____________
Placar, Ficha Técnica e Foto Rogério Ceni: site São Paulo F.C.

Um comentário:

LÉO disse...

A torcida boliviana participando da Ola foi sensacional! kkk

Um salve aos amigos do Bom Retiro!