segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Reflexão ordinária...


Ton Figueiredo

Esperei passar quase uma semana para poder dar uma opinião sobre o caso do garoto Kevin, morto em Oruro na Bolívia em plena arquibancada, vítima de um “tiro” certeiro proveniente da torcida organizada do Corinthians, Gaviões da Fiel.



O tal tiro não foi de uma arma e sim de um sinalizador naval, isso mesmo, um sinalizador naval, artefato utilizado para resgatar náufragos no mar, tira a vida de um rapaz de apenas 14 anos. Torcedor igual a mim, a você e tantos outros que frequentam estádios pelo Brasil a fora.

Mas para escrever sobre esse caso temos que buscar subsídios lá atrás, argumentos que nos ajudem a entender um pouco o porquê de tudo isso, como essas pessoas, se é que podemos chamar de pessoa um animal que mira um sinalizador contra um grupo de outras pessoas não é mesmo?

Então vamos lá...

Por um acaso alguém reparou que esse não tivemos confusão na apuração do carnaval de São Paulo? Nenhuma briga, nenhuma invasão e quebra-quebra de urnas, paralização da marginal? Nem pensar. Esse ano o vandalismo das TORCIDAS ORGANIZADS, ou seria, CRIME ORGANIZADO passou bem longe do carnaval paulista.



Atitude mais do que correta das autoridades policiais e organizadores. É simples, não sabe se comportar em sociedade, não tem educação e muito menos respeito, fica de fora, não pode entrar...é fácil!

Não tivemos gritos de guerra e violência, ameaças e muito menos confusão, em lugar em que a festa deve prevalecer o que se viu foi a expressão da alegria na cara e nos pés dos verdadeiros sambistas e ponto final.



Agora porque não fazemos isso no futebol?

Todos nós estamos cansados de saber que as torcidas organizadas, muitas vezes, são financiadas por políticos, que encontram nessas pessoas de pouca inteligência, um público ideal para arredar votos. Não só políticos...Os clubes também são responsáveis pelo financiamento desses ANIMAIS.

Quantas vezes já ouvimos falar em privilégios na hora de comprar ingresso, viagens sendo bancadas pelo Brasil a fora e também para o exterior.

Eu fico me perguntando: como pode um cara sair de São Paulo em uma terça, ir até a Bolívia, assistir um jogo na quarta-feira a noite e só voltar na quinta ou sexta-feira? Do que vive esse VAGABUNDO? Como se sustenta? Que patrão aceita esse tipo de coisa? Falem pra mim...se algum de vocês que estiverem lendo esse texto fizerem isso no seu trabalho, o que aconteceria?

DEMISSÃO na certa rapaziada...Então chego a conclusão, só pode acompanhar o time desse jeito que m é muito rico ou então VAGABUNDO e MARGINAL financiados por alguém, certo!?

Agora vamos ao caso de Oruro...

Para grande surpresa de todos a Gaviões da Fiel apresentou o suposto assassino e adivinhem....MENOR DE IDADE!!!!!

O mais estranho que antes mesmo de prestar depoimento à polícia, o “rapazinho” deu uma entrevista exclusiva no FANTÁSTICO!!!! Ah vá, não brinca....(assista a entrevista)

http://youtu.be/NDY3gCNUbf0

Amigóns, não precisa ser muito inteligente, o menor de idade ao invés de uma camisa da Gaviões deveria estar vestindo a camisa da Holanda, afinal...QUE BAITA LARANJA os caras apresentaram não é mesmo!?

E tem mais, menor de idade pode viajar sozinho para o exterior sem consentimento dos responsáveis? Pela legislação brasileira, para um garoto de 17 anos viajar para exterior com pessoas que não sejam parentes, é necessária não só a autorização do responsável, como também um alvará judicial. Basta averiguar cacete!!!!

Se não tem, o cara estava sob custodia irregular da Gaviões e também descumprindo uma lei federal, ou seja, a Gaviões e seus financiadores são sim responsáveis legais pelo ocorrido e também seus financiadores.

Nem estou entrando no mérito esportivo da questão, pois ao contrário de muitos torcedores rivais ao Corinthians, não sou a favor de revanchismo e acredito que a questão é muito mais complicada do que isso.

Semana passada estava conversando com o Ordinário de verde desbotado Leandro Prone sobre o assunto...

Não acho sinceramente que o SCCP deveria ser excluído da competição, punido, com certeza. Assim como também acho que o San Jose deveria ser punido.

A Conmebol determinou que o Corinthians jogue de portões fechados até o final da participação da equipe na competição (que espero que logo). Justo ou não o importante é que uma resposta esportiva foi dada à sociedade e agora dentro dos meios legais a agremiação alvinegra tentará diminuir a punição.

Sinceramente...pra mim pouco importa a discussão é muito mais comercial do que qualquer outra coisa, é ruim para o clube, para a torcida e principalmente para os detentores dos direitos de transmissão de TV.

Enfim, o caso é muito, mas muito mais complexo do que possamos imaginar. Mas, com certeza a única coisa que não da para negar é que a vida do garoto boliviano foi perdida e essa, não volta nunca mais.

E o que deveria ser feito então?

Eu defendo a tese de que o futebol brasileiro como um todo deveria ser punido, todos os clubes, como ocorreu a partir de 1985 com os times ingleses.




Nesse ano, no dia 29 de maio, quando estava sendo disputada a final da Taça dos Campeões Europeus entre o inglês Liverpool e a Juventus de Turim no estádio de Heysel, na Bélgica. Conheça um pouco mais sobre a tragédia, clique no link...

http://youtu.be/bCv-5uaXO9g

Uma das maiores tragédias do futebol aconteceu protagonizada pelos hooligans ingleses. No total foram 38 mortos e um número indefinido de feridos. A partir deste dia as equipes britânicas foram proibidas de participar de competições europeias por um período de cinco anos.

A partir desta data o futebol na terra da Rainha passou por uma grande reformulação e profissionalização. Inúmeras medidas de segurança foram tomadas, uma liga profissional criada e hoje o futebol inglês nada de braçada no velho continente, pelo menos entre os clubes.

Foi colocado um ponto final na impunidade e na barbárie, os ingressos foram majorados e os ANIMAIS afastados dos campos, muitas vezes até presos.

Eu não vou ser idiota e falar que acabou a violência porque estaria sendo ingênuo, na verdade a violência está implícita dentro do ser humano, os hooligans continuam agindo no território inglês e fora dele, entretanto, no estádio é muito difícil ver alguma arruaça feita por esses animais.

A partir do momento que o esporte voltou a ser esporte a violência virou caso de polícia e com a polícia que os hooligans tem lidar agora.

E no Brasil da pra fazer algo parecido?

Claro que dá amigóns, o grande problema da nossa sociedade é a impunidade, uma doença crônica de um país, que hoje cresce como nação, mas precisa mostrar e ensinar para seu povo o verdadeiro valor da educação.

Não vou ficar aqui fazendo discurso político, porque esse não é o intuito do nosso blog. Mas não dá mais pra vermos jovens marcando brigas pela internet, se enfrentando e se matando como verdadeiros “guerreiro medievais”, com que intuito? Pelo simples fato de um torcer pelo time A e outro pelo time B?

Isso não é culpa do futebol, muito menos do esporte...isso sim, se chama falta de educação. Nossa sociedade é doente e precisa urgentemente de cuidados.

Não temos saúde, educação, trabalho mas, principalmente não temos consciência.

Porquê um cara que sai de casa pré-determinado a jogar uma bomba, dar um tiro, jogar um sinalizador, agredir outra pessoa pelo simples fato de não torcer para o mesmo time é na minha opinião a VERDADEIRA FALÊNNCIA MORAL.

Então, não adianta aparecer um menor laranja assumindo toda a culpa, é tudo orquestrado como no crime organizado, eles conhecem as leis e sabem que aqui o que vale é a impunidade.

Sobre os 12 brasileiros presos na Bolívia? Me desculpem, mas ali não tem santo, basta ver o nível dos discursos, tem cara ali com passagem pela polícia, os caras são os mesmos que intimidam outros torcedores nas arquibancadas, que afastam o verdadeiro torcedor dos estádios e transformam nossa paixão em vergonha nacional.

Eu, sinceramente, espero que a polícia boliviana não cai nesse circo armado pelos torcedores organizados, que punam quem deve ser punido e que nós, aqui no Brasil, aprendemos um pouco sobre o ocorrido.

Que tal o fim das organizadas no Brasil? Pra que serve uma torcida organizada? Os estádios estão cada vez mais elitizados, deixem os campos para o verdadeiro torcedor e coloquem os “organizados” no seu devido lugar, QUE TAL A CADEIA!?




Nenhum comentário: