por Júlio
Foto: Rafael Ribeiro/CBFDomingo costuma ser um dia morto. Entregamo-nos a atividades moderadas à véspera da segunda feira. O futebol, na tarde do domingo, é o momento de maior "agitação". Sempre gera assunto pra uma conversa bem humorada, dando palpites nos times dos amigos.
Neste domingo não houve rodada do Brasileirão, pois quem estava em campo era a Seleção Brasileira, em sua estréia na 43a. edição da Copa América, que começou na sexta com o fiasco argentino frente a Bolívia, que por conta de um gol perdido pelo atacante Moreno não ganhou a partida.
O primeiro adversário brasileiro era a frágil Venezuela. Mano Menezes escalou uma equipe ofensiva, com Ganso, Robinho, Neymar e Pato. Esperávamos uma goleada, mas...
"zzzzzzzzzzzz..."
O Brasil, que entrou em campo com Julio Cesar; Daniel Alves, Lúcio (capitão), Thiago Silva e André Santos; Lucas Leiva, Ramires e Paulo Henrique Ganso; Robinho, Neymar e Alexandre Pato, começou bem. Boa troca de passes, jogadas rápidas e facilidade para chegar ao gol. As finalizações, porém, foram péssimas. Apenas uma boa: na finalização de Alexandre Pato que explodiu no travessão, aos 35 minutos do primeiro tempo. Aliás, Pato teve um primeiro tempo muito bom. Boa movimentação, bom domínio de bola, calma para finalizar e bons passes. Mas foi só.
No segundo tempo a seleção não ofereceu perigo. Ganso estava tão escondido no jogo, que Mano Menezes não o tirou - não deve ter achado o cara em campo. Inventou de colocar Fred no ataque, no lugar de Robinho. Depois tirou Pato para a entrada de Lucas, que a torcida vinha pedindo, mas que não ficou feliz por ter sido no lugar de Pato. Por fim, Ramirez, contundido, deu lugar a Elano.
O jogo não mudou. A absoluta posse de bola brasileira não se transformou em gol, nem sequer em perigo para o goleiro venezuelano Renny Vega, que não fez nenhuma grande defesa durante a partida. Neymar ciscou, ciscou, mas não criou grandes oportunidades. Aliás, amigos santistas, o que aconteceu com a dupla? Estavam escalados de maneira errada? Recuso-me a aceitar a desculpa de nervosismo num campeonato que não tem toda essa importância e, principalmente, numa estréia contra a Venezuela.
Por fim, dois jogadores titulares hoje não fariam parte da minha seleção: Ramirez e André Santos. Este último, então, nem seria convocado. Não tem nenhuma habilidade para chegar a frente e seus passes são muito ruins - na minha opinião.
Como resultado da sonolência o brochante placar de 0 x 0.
No mais, apesar da estréia ruim, creio que a seleção tem muito a mostrar. Vamos ver num jogo mais disputado, como deverá ser contra o Paraguai, no próximo sábado.
5 comentários:
concordo julhao
eu so nao concordo com a sua recusa em relação ao ramirez. acho ele importante. agora, alem do a.santos (empresário), acho que o robinho nao esta mais em condicoes de ser titular. nao acertou um passe, e aquele gol perdido por ele tb foi foda. acho q diante dessa m´´a fase do cara, o melhor seria tira-lo pra colocar mais um meia ofensivo, pra dividir a responsa com o ganso. ate pra tirar um pouco o foco do cara.talvez o lucas...na minha cabeca seria o hernanes, mas depois daquela expulsão contra a franca, o mano queimou o cara. empatar com a venezuela é inaceitável
É, eu acho que o Hernanes seria o cara. Se colocar o Lucas vai ficar só moleque, daí não sei se dá certo. O Hernandes daria um bom ritmo ao time e seguraria a bronca da molecada.
(continuando)Porém, Hernandes não foi convocado. Se for por conta daquela expulsão, acho que Mano Menezes tá sendo muito rigoroso com o cara. E por outro lado muito paciente com André Santos, que nunca vi jogar bem pela seleção.
Mais 2 empates e o Lucas pode voltar pro SPFC! E torcer pra sub20 ir pelo mesmo caminho, pro Casemiro voltar tb...
O Mano é técnico pra jogar 2ª Divisão. A seleção precisa do Felipão!
Literalmente deu sono, tanto é que eu dormi pelo menos metade do jogo. Acho que além do André Santos (será que é por causa do empresário?) o Mano deve repensar o meio-campo. Mas, como o Júlio disse, vamos ver se engrena contra times melhores. Tem tudo pra isso, já que no papel é um belo time.
Postar um comentário