quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Parabéns, SANTO!!!

Boas galera! Saudações palestrinas!!

Lelezinho

É com emoção e aperto no coração que escrevo este post, dedicado ao meu querido goleiro Marcos Roberto Silveira Reis, mais conhecido como São Marcos!!
No dia 04/08/1973 nasce, em Oriente, o maior ídolo de um dois maiores clubes do mundo. Inicou sua carreira no Lençoense de Oriente, cidade cuja mãe, enferma, mora até hoje, e sempre que pode lá está ele para visitar amigos, contribuir com seu clube de origem e manter seus hábitos caipiras. Se é verdade que um dia nosso ex-presidente FHC disse que todo brasileiro é caipira, a figura do Santo ajuda a mostrar que tal frase não foi jocosa, mas sim um elogio. Claro que todos nós temos origens caipiras, o fenômeno da urbanização brasileira inicia-se mais radicalmente a partir dos 1950, portanto quem não tem um pé no campo, no mundo rural?
Marcos reúne as melhores características do modus caipira: timidez, sinceridade, dignidade, honra,  trabalho e muita prosa, muitos causos.
Em 1992, para a sorte do futebol, Marcos (cabeludo à época)  é contratado pelo Palestra, com quase 19 anos de idade. Mas somente em 1996 faz sua estreia com o time principal.




Estava escrito nas estrelas

No início do magnífico ano de 1999 Marcos (ainda com cabelos) começa a temporada como terceiro goleiro do Palestra. Velloso era o títular da posição e vivia grande fase. No entanto, num  jogo classificatório da Libertadores, contra o Nacionak-URU, o arqueiro se machuca e não sei o porquê exatamente, mas Marcos estava no banco. Entrou, deu conta do recado, e firmou-se como titular. Lembro desse jogo como se fosse hoje pois estava lá, e pude acompanhar este momento mítico do futebol, que claro, eu não fazia ideia à época.
Depois de passarmos pelo River Plate (coisa que os gambás não conseguem, nem em casa) nos deparamos contra nossos principais rivais, o Curinthians, e aí nasce o processo de canonização, porque santo que é santo tem de fazer milagres.
Além de defesas maravilhosas nos dois jogos, o arqueiro defende pênalti que elimina os gambás do torneio, e de terceiro goleiro, de Marcos de Oriente, passa a ser São Marcos.


O Palestra sagra-se campeão da Libertadores e vê seu goleiro premiado como melhor goleiro da competição, e melhor jogador da final, ganhando um carro Toyota que foi vendido, e o dinheiro dividido entre todos os jogadores. E claro, lá estava eu  e meu pai no estádio, bem atrás do gol onde foram batidos os pênaltis, momento dos mais inesquecíveis.



Ainda em 2000, mantendo a ótima fase, o destino coloca, mais uma vez, os dois arquirrivais frente a frente num disputa de morte na Libertadores. Só que tratava-se de semifinal, e mais uma vez, para azar de um tal de Marcelinho Carioca...



Amicos, a pedra no caminho.....Nunca o Curinthians foi mais longe em termos de América porque lá estava ele....Foi o máximo que conseguiram...
Laureado

Filipone assume o comando da seleção no meio da disputa das eliminatórias e claro, convoca o Santo. Sua participação na Copa do Mundo de 2002 foi fundamental para a conquista do título. O Brasil jogou bem, claro, com Ronaldo em recuperação digna de fenômeno, Rivaldo em excelente fase e Ronaldinho Gaúcho no auge, não tinha como dar errado, né? Mas nunca se esqueçam daquela defesa realizada ainda no primeiro, com as pontinhas do dedo que conduz a bola à trave, cujo desfecho, se não fosse o Santo, poderia ser outro, um outro jogo. E ainda tem a falta cobrada pelo Neuville e defendida, considerada a melhor defesa da Copa de 2002.  O resultado?





Dificuldade, Tristeza e Amor ao manto

Diante da saída da co-gestora Parmalat e uma absurda Política de bom e barato, implementada pelo Gordo, no mesmo ano de sua ascensão mundial, o Palestra foi rebaixado no Brasileirão.
Uma proposta interessantíssima advinda do clube do canhão, o Arsenal, chega ao seu conhecimento e por amor ao manto, profere tais palavras: "Não saio do Palmeiras enquanto não levá-lo de volta ao seu devido lugar".
E como uma profecia de Santo, dito e feito. O Palestra retorna de onde nunca deveria ter saído, e o Santo mais uma vez foi um dos principais personagens.

No ano de 2007 sofre séria contusão na mão esquerda, depois de uma dividida corajosa contra um maldoso atacante do Juventus. Volta ainda em 2007 mas para seu azar sofre nova contusão. Fica 11 meses fora e pede para a diretoria não pagar seu salário, que óbvio, foi negado pela. Pensa em encerrar sua carreira inúmeras vezes, mas com garra e luta vence este difícil obstáculo.



Retorna em 2008 contra o Guaratinguetá, pela 7a rodada do Campeonato Paulista. Sob o comando de Luxermburgo pokerface, volta a titularidade absoluta, a despeito das ótimas atuações de Diego Cavallieri. Perde seu pai, por quem mantinha e mantém grande admiração, mas já em 2008 faz exibições de gala, como o embate entre Palestra x Sport, quando defende pênalti e leva o time para as quartas de finais.

Estertores


Já sem cabelos depois de tentativas frustradas de implantes, depois de ter passado por inúmeras lesões e quedas que maculam seu corpo, tendo de tomar analgésicos e atuando com talas em todos os dedos, São Marcos caminha para sua aposentadoria.
 Já tive a oportunidade de vê-lo pessoalmente, de pegar autógrafo, de ter sido muito bem tratado por ele. Não sei bem ao certo explicar o carinho que tenho por esta figura, juro que sinto que é como se fosse alguém da minha família. Talvez pelo fato do meu pai ter sido goleiro (e dos bons) . Desde pequeno meu pai sempre me levou a todos seus jogos, eu era um espécie de mascote dos times por quais passou. E hoje vejo meu pai todo fudido, estrupiado, com dores na coluna, dedos quebrados...Por isso sei o que o Marcos deve sentir e tamanha a superação para jogar.
Como torcedor do time, Marcos viveu cada momento com muita intensidade, por isso quando íamos mal e também ia...Ele vai com a emoção....É amado não só pela torcida palestrina, mas creio que todo brasileiro tem profundo agradecimento por ele, além de sua lealdade e espírito esportivo, pois humildade nunca lhe faltou, tratando todos os jogadores e companheiros com muita dignidade e respeito.



Se eu pudesse parar o tempo juro que o faria para não ter de me despedir deste homem, gostaria que ele fosse o eterno arqueiro da Sociedade Esportiva Palmeiras, e que morresse defendendo nossas cores.....
Mas não tenho esse poder, o tempo é inexorável, e como o ciclo da vida é esse, as coisas começam e acabam, assim como a natureza tem suas estações, a vida tem seu ritmo e nada podemos fazer para contorná-lo...

Parabéns São Marcos, você é único....Meu muito obrigado por tudo!!!!!



19 comentários:

Beto Tristão disse...

Porra Lele, não tenho palavras!!! Texto sensacional meu chapa...sensacional!!!
É tudo isso mesmo e mais um pouco. Não tive, como você, a oportunidade de conhecer o Santo, mas tenho certeza que ele é exatamente assim como você o descreveu.
Que ele fique o quanto seu corpo aguentar.

Anônimo disse...

Honestamente, nunca ouvi falar desse Marcos, mas conhecendo-o agora, através dos seus olhos, ele me parece mesmo um santo.

Lindo texto! Digno de marejar olhos, inclusive os incultos como os meus.

Parabéns!

Beto Tristão disse...

Parabens Anônimo, talvez se você tivesse 1/5 da dignidade, mais que comprovada desse que motivou o post, assinaria o que foi escrito.

Mas talvez o título mundial conquistado pelo Brasil, que você mt provavelmente tenha comemorado ou o título da libertadores, que vc pode ter chorado, refresque um pouco a sua memória.

Mas certamente o seu "lapso" de memória não é significante.

Júlio disse...

Calma, Betão.

Se vc tivesse 1/5 da humildade e serenidade deste Anônimo, conseguiria reconhecer que ele se redimiu e elogiou o texto e o personagem, chegando a marejar os olhos!

Betão, para muitas pessoas, futebol não é importante. Conheço várias que sequer assistem, nem Copa do Mundo. Meu pai é um deles. Ele nem liga pra futebol. Sabe de um jogador ou outro do São Paulo porque eu assisto.

Take it easy, Betão

Ton Figueiredo disse...

Sr. Anônimo em nome dos Ordinários peço desculpas, pelo desequilíbrio do Sr. Beto Tristão. Como podemos perceber o sofrimento, por ser torcedor do Guarani da Turiassu, está afetando o comportamento dele.

Pra quem não conhece o pentacampeão Marcos, peço que procurem do Youtube: Manchester United x Palmeiras 99...ele é o arqueiro que sai catando pena e entrega o título para os ingleses, hehehehehehehe

Leonardo André disse...

Betão, isso é pela sua má educação:

http://www.youtube.com/watch?v=N3v4jWTKJ9E&feature=related

Assiste aí Anônimo... isso sim é de marejar os olhos!!!

hahaha!

Lelezinho disse...

Agradeço às palavras do Betão e do anônimo. Quero deixar claro que este foi um post de homenagem a um figura que muito estimo. Essa foi a intenção e apenas esta....Como esse é um espaço democrático vcs podem tripudiar à vontade, mas vou trocar ofensas por flores. Que a sensibilidade de cada um os guie!!

Anônimo disse...

Lelezinho e Betão não entenderam nada.

Já Júlio Canuto, nota 10 em interpretação de texto. Foi exatamente isso o que aconteceu. O texto está muito bem escrito e eu me emocionei pela descrição do personagem que sequer ouvi falar.

Povo doido!

Lelezinho disse...

Anônimo (que nome estranho!)

Eu não me referi a vc, mas sim a sr.Ton Figueiredo e Leo....
Contine acessando nosso blog, seu Anônimo...será sempre um prazer tê-lo conosco...

abs

Ton Figueiredo disse...

Na verdade eu defendo a tese que o Betão deva ser julgado pelo TJO (Tribunal de Justiça Ordinária)...

Em relação ao Marcão: um puta goleiro e parece que um baita cara e não merece esse fim de carreira melancólico, mereceria disputar títulos.

Já sobre os torcedores da Sociedade Palmeiras de Desportos...Parem com "chororô" se não teremos que formar duas divisões de posts ordinários: os de 1ª divisão (só com times grandes) e os de 2ª com vocês, a Lusa, o Bugre, a Macaca. Bom, a Lusa, não! Porque hoje em dia a Lusa da mais ibope que o co-irmão da futura fusão.

Lelezinho disse...

Gente, deixe eu desfazer essa confusão: acabei de saber quem é tal Anonimo, que na realidade é uma anônima torcedora do Bahia..rsrs
De fato a anônima não quis ofender, e como o Júlio disse, ninguém tem obrigação de saber..é que como nós somos amantes da arte ludopédica, achamos que todo mundo é tb...
Vamos encerrar isso, agradeço pela leitura do post por todos, e sei que o Figuinha não fala essa coisas de coração, que no fundo ele respeita a Sociedade Esportiva Palmeiras, sabe que o futebol é cíclico, e também entende que quanto mais ele falar essas groselhas, mais teremos força para zoá-lo depois...rsrs
Forza Palestra!!

Beto Tristão disse...

vcs estão de sacanagem né? vir com hipocrisia aqui, tirando onda do texto e falando que não conhece o Marcos.... vai ler sobre culinária ou balé. O barato, seja para os hipócritas de plantão ou para os demais, é tirar onda...avacalhar.

Calma Betão é o caralho. Isso com certeza é coisa de SaoPau Lino ou de um desses três ordinários (o que da no mesmo).

Figa, repito...ainda te pego na curva. VOu te dar tanta porrada na boca do seu estômago, que vocÊ vai ficar uns 3 dias respirando com a ajuda de aparelhos.

Júlio disse...

Betão, o Lelê já explicou. Eu não faço idéia de quem seja o tal Anônimo, mas achei tudo divertido.

Só me explique uma coisa: você disse que vai deixar o Figa "respirando com a ajuda de aparelhos" por 3 dias. Como seria isso? Igual o Palmeiras está ha dez anos? kkkk

Repito: take it easy...

Ton Figueiredo disse...

Boa Lelê, esse é o espírito "Just for fun". Agora para esse Sr. de sobrenome Tristão, só tenho uma coisa a dizer...Vou beber na sua conta no final do ano e continuarei mijando na sua cabeça no mínimo pelas próximas 2 décadas...hehehehehehehe

Beto Tristão disse...

Tão ingênuo você né Julhão, quem não te conhece que te compra meu chapa. E Lele, não cai nessa lorota não viu...tudo ladainha.

Ao anônimo, se é que existe nesse gênero e grau, o balé e a culinária foram meras coincidências. Se conhecesse esses ordinários entenderia um pouco da minha indignação. acompanhe um pouco das nossas loucuras sempre que quiser.

Quanto a você TonCavalcante, desocupado da vez, o que é seu está guardado. O mundo da voltas e o teu virá com juros e correção monetária. Tu me conhece e você sabe que eu vou longe.....então meu chapa, te prepara! O Lele que te acompanha a pouco, ainda não sabe da metade. Quando ele acumular um pouco do tempo que eu já tenho de bagagem contigo, ele certamente mudará de opinião!!!! Já foi um pouco além em menos de meses ao se lado...o que dirá quando completar anos.

O seu virá, Figa.

Ton Figueiredo disse...

E ninguémmmmmm paaaaaaaaraaaaa...esse chororoooooooô, chora porcada e chupa RobertOOOOOOOOO...

É nóis Betão...fica calmo mano! No final do ano estaremos eu, Julião e o Léo, "mijando na sau cabeça", é assim que ele fala, né Julião!? Depois de beber garrafas e mais garrafas de cerveja pagas por você, hehehehehehe

#BetãoNósTeAmamos

hahahahahahahahahaahhahahaha

Anônimo disse...

"... o balé e a culinária foram meras coincidências. Se conhecesse esses ordinários entenderia um pouco da minha indignação. acompanhe um pouco das nossas loucuras sempre que quiser."

Vou entender isso como um pedido de desculpas, ok, Tristão? Mas confesso que, como toda mulher amante da culinária e do balé, já estava apaixonando por aquela grosseria toda.

Legenda: agora, sim, estou sendo irônica, tá?

Júlio disse...

Caraca! Mas isso tá divertido.

Tá vendo, Betão, foi perder a linha... tua cabeça tá um banheiro público, meu chapa. kkkkk

Ton Figueiredo disse...

Ooooooooooooooooooooolé....Ooooooooooooooooooooooooolé...Ooooooooooooooooooooooooooooooolé!!!!

Anônima, não seja irônica...o Beto é uma pessoa bacana. O grande problema é que ele sofre de "Falta de títulos aguda" uma doença que está exterminando os torcedores da Sociedade Esportiva Palmeiras...Por isso, haverá essa fusão com a Portuguesa de Desportos, quem sabe assim, no final do ano o Tristão não fique feliz e comemore mais um título da 2ª divisão (agora com a Lusa).

De resto, continue nos acompanhando nesse espaço Ordinário e desde já, está convidada para tomar cerveja no final do ano, na conta do Beto, é claro. Ele vai pagar um engradado!!!! hehehehehehehehe