por Júlio Canuto
Saudações Tricolores!
A ultima rodada do primeiro turno do brasileirão foi marcada pelos clássicos regionais e pelos protestos contra Ricardo Teixeira. Nesta postagem vou falar sobre o clássico da Vila Belmiro e, ao final, sobre os protestos.
O CLÁSSICO DOS CAMPEÕES MUNDIAIS
No Estado de São Paulo houve dois clássicos. Um é regional, nacional, de tradição, mas que ultimamente vem perdendo em qualidade, chegando até a ter cogitado o seu tombamento, para que não caia no esquecimento. É verdade! A proposta é de um vereador da cidade de São Paulo, que propõe colocar o dérbi como "bem imaterial". Tudo porque de um lado está um clube que vive uma crise política e, principalmente, futebolística, pois "eles querem fazer do Palmeiras o Juventus da Mooca", como afirmou o conselheiro palmeirense José Corona; e do outro o S.C. Corinthians P., que todos sabem a piada que é, e como esta não é uma postagem de humor, não vou me alongar. Quem dera se o erário destinado ao salário do nobre vereador, bem como horas e demais despesas gastas nesta "urgente" discussão no plenário da Câmara - que, alguém disse um dia, é a 'casa do povo" -, fosse também imaterial. Este clássico terminou com a brilhante vitória da S.E. Palmeiras, de virada, por 2 a 1.
O outro clássico é regional, nacional, sul-americano e mundial. O clássico pentacampeão mundial. O San-São. Santos F.C. vs. São Paulo F.C. O Tri-Campeão do Mundo desceu a serra para enfrentar o Santos F.C. (bi-campeão mundial). Os times vivem situações diferentes no campeonato, o Tricolor buscando a liderança; o Santos F.C. buscando a reação, pois não é equipe para ficar na zona de rebaixamento.
O São Paulo F.C. jogou com Rogério Ceni; Piris, João Filipe, Rhodolfo e Juan; Wellington, Carlinhos, Casemiro (Jean, 31min/2ºT) e Cícero; Lucas (Rivaldo, 42min/2ºT) e Dagoberto (Henrique, 17min/2ºT). Já o time da casa jogou com Rafael; Pará (Alan Kardec, 24min/2ºT), Edu Dracena, Durval e Léo; Adriano (Felipe Anderson, 36min/1ºT), Henrique, Danilo e Ganso; Neymar e Borges.
Sobre o São Paulo F.C.: Na ultima semana, eu e o Léo fizemos um debate neste blog falando sobre a formação do time. Discordávamos sobre a titularidade do Casemiro. Na ocasião eu esqueci do Denilson. E hoje procurei, procurei, procurei e não encontrei qualquer informação sobre ele. Talvez ainda esteja lesionado - perdão, eu não vi quem estava no banco. E, sinceramente, não é perseguição, mas o Casemiro não jogou nada. Aliás, logo no início do jogo ele se mandou pro ataque, perdemos a bola e o contra-ataque santista resultou em uma falta muito perigosa, logo aos 2 minutos de jogo. Também no lance da expulsão do Carlinhos, aos 28 minutos do primeiro tempo, Casemiro estava atrás de Léo, tomou um drible da vaca e sobrou pro Carlinhos matar a jogada. Como já tinha amarelo, foi pra rua.
Tá, tudo bem. Entendo que o Adilson armou o time com o Píris colado no Neymar o campo todo. Com isso, Casemiro caiu pela direita, para bloquear as descidas de Léo. Mas ele não foi bem nesta missão. Cícero, que deveria jogar mais à frente, ficou mais preocupado com a marcação e também não apareceu.
Parecia que caminhávamos para a derrota, mas eis que Lucas em brilhante jogada marca 1 a o para o Tricolor aos 45 minutos da etapa inicial. Próximo ao meio campo, Lucas, de posse da bola, faz o giro em Durval, segue em direção ao gol e quando Edu Dracena vem acabar com a jogada, ele joga a bola de um lado, corre pelo outro - o popular drible da vaca - e sai na frente de Rafael, chuta e marca um golaço. Sim, Lucas humilhou os dois zagueiros santistas, estes mesmos que pretendem marcar Messi, Villa e Cia catalã em dezembro. Será?
Na segunda etapa, eu esperava que Adílson tirasse Cícero e colocasse Rivaldo, liberando ainda mais o Lucas. Ou talvez até colocasse um terceiro zagueiro, já que João Filipe já estava pendurado e Casemiro não jogava bem. Mas ele voltou sem nenhuma substituição.
A verdade é que o Tricolor jogou muito bem na segunda etapa. O time se fechou e teve boas saídas de contra ataque. Tanto é que teve duas chances claras de gol, infelizmente desperdiçadas. Na primeira com Wellington, na segunda com Dagoberto. Ambos perderam os gols, com excelente participação do goleiro santista. Aliás, falando de Wellington, ele é outro volante que sobe bastante. Eu gosto dele, jogou muito bem. Mas na única jogada de marcação que ele vacilou, Ganso, que não jogou absolutamente nada, fez um golaço. Reparem na jogada: ele chegou na marcação em Ganso, que tocou para Alan Kardec. Quando o santista recebeu de volta, Wellington estava acompanhando a bola, de costas para Ganso e não conseguiu cortar ou atrapalhar o chute certeiro do 10 da Vila.
No final das contas, por ter jogado com um a menos a maior parte do jogo, o resultado foi ótimo. Uma vitória! Porém sabemos que podíamos ter ganhado o jogo.
Por fim, não gostei das alterações, sobretudo a de Lucas, que vinha jogando bem (e eu nem sou fã do Lucas). E de que adianta deixar um jogador de área - Henrique - isolado sem ninguém pra fazer a ligação? Rivaldo entrou apenas aos 40 min. do segundo tempo.
Com a derrota do S.C. Corinthians P. e empate do C.R. Flamengo, o São Paulo F.C. continua em terceiro lugar, agora a dois pontos da liderança.
FORA RICARDO TEIXEIRA
Várias torcidas organizadas prepararam protestos contra Ricardo Teixeira para os clássicos desta última rodada. Na Vila Belmiro, a torcida tricolor Dragões da Real mostrou faixas com a frase "FORA RICARDO TEIXEIRA". Não foi possível ver se as demais também levaram faixas. A Bandeirantes captou a imagem, até aproximou. Não ouvi comentários logo quando se mostrou a imagem. Rapidamente coloquei na Globo para ver a reação: nem sinal de protestos. Creio que não registrou. Acabei voltando para a Band, e não se falou sobre isso ao longo da transmissão.
Pois bem. Estas emissoras de TV, vergonhosamente, mostrando sua total submissão ao status quo futebolístico e, por consequência, sua total falta de credibilidade, não fizeram qualquer menção aos protestos. Ambas com os rabinhos atados, num único nó, em prol da corrupção e farra com o dinheiro público nas licitações para a Copa do Mundo, embora em todo momento mostrem-se como guardiãs da moralidade.
Uma farsa há muito tempo anunciada e que agora só mostra o óbvio.
Confira matéria do portal R7 sobre os preparativos para o protesto pelas torcidas gaúchas.
Um comentário:
Nosso time está se acertando Julião!
O bom do cartão vermelho é q tira o Carlinhos do próximo jogo!
hehehe
Postar um comentário