terça-feira, 11 de outubro de 2011

AI QUE CONFRITO

beto o tristão "soturno"

Hoje eu acho que tem jogo da seleção brasileira. Acho porque acessei brevemente alguns veículos de comunicação especializados em futebol para buscar detalhes da partida, e não encontrei absolutamente nada a respeito. Infelizmente parece que passou o tempo que os jogos da seleção faziam barulho e eram temas de acaloradas discussões!

Pois bem, como todos sabem a próxima copa do mundo será aqui e por sermos o país sede, não precisaremos disputar as eliminatórias. Eu particularmente acho isso errado, já que as partidas envolvendo as seleções são os melhores testes para a copa do mundo. E o Brasil, avaliando a partir desse ponto, corre em desvantagem. Bom, uma solução digna para contornar esse problema seria marcar jogos amistosos de alto nível para testar a seleção brasileira.

E isso, pelo que andei lendo, de fato estava previsto no calendário. Mas alguns tropeços do time comandado por Mano Mene$es forçaram mudanças na programação. Depois de perder os jogos mais difíceis para França, Holanda e Argentina, a CBF/Andrés decidiu começar a enfrentar selecionados menos “badaladas”. A justificativa, além a de não fritarem o técnico, foi a de testar jogadores.

Bom, ontem assistindo ao programa Bem Amigos, comandado pelo chato do Galvão, algumas das informações dadas durante o programa me chamaram a atenção. E talvez elas, vindas diretamente de profissionais ligadas ao esporte (que literalmente vivem esse mundo), podem esclarecer um pouco do que está acontecendo. Não vou aqui entrar no detalhe, julgando os jornalistas e ex-jogadores que talvez tenham o “rabo” preso ao bingulinho da CBF, ou tão pouco discutir a relação muito suspeita da Globo com a mesma confederação.

Mas o fato é que para os que estavam presentes durante a exibição do programa, é que algumas seleções (da Europa ou da América do Sul) preferem não jogar contra o Brasil. Talvez porque já estejam participando das suas eliminatórias e por conta disso, já estão se preparando da forma que deveriam. Ou então, os empresários responsáveis pela contratação dos jogos entre as seleções do mundo, não enxergam mais na seleção brasileira aquela mesma ligação com o lucro de outrora, afinal, hoje somos apenas o sétimo do ranking da FIFA. Ai meus amigos (as), restam os para nós os jogos na Ásia, América Central ou na Ásia onde ainda somos de alguma forma “venerados”.

Acho que as duas hipóteses possuem suas parcelas de contribuição na situação atual, mas para mim o que está pegando mesmo é que a CBF está com medo de assumir as consequências dos problemas que seriam ocasionados por eventuais derrotas e pela consequente troca do treinador. Não querem fritar o cara de jeito nenhum e isso está mais do que claro, e o mais engraçado é que eu não estou vendo em nenhum veículo de comunicação, jornalistas, comentarístas ou oportunistas cornetarem o Mano. Por muito menos acabaram com o Dunga de tanta crítica que fizeram. Ou alguém aqui engoliu a justificativa dada pelo Muricy para não aceitar a indicação do cargo? Eu não!

Bom, eu sei que o momento não é dos melhores, mas de novo, para mim, o principal culpado pela atual situação dos fiascos das últimas apresentações é o MMene$es. Ele está perdido no comando da seleção e não sabe o que fazer para suportar as críticas até conseguir montar o time que ele acredita ser o ideal. Eu espero sinceramente que ele não tenha forças para suporta a pressão até lá, já que Ganso e Kaká estão longe de suas formas físicas ideais e o time não demonstra nenhum indício de que vai deslanchar (mas afinal, qual é o time do Brasil?).

Mano não fala abertamente a respeito disso, eu pelo menos não li nada, mas acho que ambos são peças fundamentais no seu time. Além dos dois meio campistas, existe também a vaga em aberto no comando do ataque. Muitos foram testados, mas nenhum até agora transmitiu confiança para formar a dupla com o Neymar. Ok, alguns vão soprar o nome do tal Damião, mas afirmo com a mais absoluta certeza, é cedo pra fazer isso. Ele pode vingar, pode, mas precisamos de um nome mais forte, para ai sim tê-lo com tranquilidade como opção no banco.

Precisamos com urgência montar a base da seleção para repetirmos as escalações nos jogos que fazemos, seja contra a Costa Rica ou contra a França. Eu sei que tem o calendário brasileiro e o europeu envolvido nesse processo, mas isso na minha cabeça obrigaria o treinador a fazer uma ou outra alteração de jogadores para compor o esquema tático já definido (e estabelecido). O nome disse meus caros, é padrão de jogo e nós não temos!

Todas os outros selecionados considerados mais fortes já estão com os seus times montados e esse tal padrão já existe, é só assistirmos as partidas da Espanha, Alemanha e Holanda - hoje para mim os times mais qualificados. Algumas delas jogam com os mesmos jogadores praticamente desde a última Olimpíada, com mudanças simples de um ou outro atleta, mas sempre preservando a mesma forma de jogar. A Espanha é um bom exemplo disso, hoje os principais atletas da Fúria atuam no país e muitos jogam juntos em seus clubes (Xavi, Iniesta, Fabregas e Messi........não, pera, ele é argentino). Talvez estivéssemos na mesma situação hoje se o Dunga, ou melhor, o Ricardo Teixeira, tivesse ordenado que Neymar e Ganso estivessem na última copa do mundo ganhando experiência.

É triste constatar que não temos um jogador brasileiro como protagonista no futebol europeu, mas o fato é que hoje estamos muito atrás das outras seleções, então Sr Ricardo Teixeira, já passou do tempo para vossa senhoria fazer o que precisa ser feito. Ou seja, manda o Mano pra casa do Chapéu e coloca um treinador descente pra comandar o selecionado. Mas por favor, dê a ele autonomia para fazer o que precisa ser feito. Igualzinho o senhor fez com o Felipão em 2002.

Eu, assim como os milhões de brasileiros que ainda vivem desse circo, é que gostam de ver o nome do nosso país associado a magia do futebol gostaríamos de ter um bom time em campo, com chances reais de levar o caneco.

2 comentários:

Leonardo André disse...

Betão, vá direto na fonte:

http://redeglobo.globo.com/programacao.html

Anônimo disse...

Prova do "prestígio" é um amistoso marcado pro estádio do Fulhan( ou terá sido Totteham?)contra Gana. Sério mesmo, eu tô me lixando pra seleção, quero mais é que ela se f#@*$!!!!!!!Me decepcionei desde 1990 com o fabuloso Lazaroni e a grande discussão na concentração por conta de premiação, pra completar a canarinho tá virando corvo, pois até camisa preta (3º uniforme)a poderosa Nike já tá nos empurrando goela abaixo.

Alexandre