por beto o tristão "soturno"

Ontem fui surpreendido por uma ligação mui amiga do Julião, um dos são paulinos do blog. E obviamente, para não perder o costume, ele me deu uma péssima notícia. São Marcos tinha anunciado sua aposentadoria. Claro, esse dia chegaria cedo ou tarde, mas ainda tinha esperança de vê-lo em campo pelo menos por mais um semestre. Assim como eu também acreditava que a diretoria seria capaz de formar um time digno para as competições de 2012. Dois severos enganos! Não só Marcos anunciou, a seu modo, o fim de seu ciclo como profissional do Palmeiras, como também, a diretoria não foi capaz de cumprir um planejamento que possibilite aos torcedores, sonhar com alguma coisa nesse ano que se inicia. Inclusive, a ausência desses jogadores devem ter pesado na decisão do Santo!
São Marcos ao anunciar a aposentadoria:
"Foda Sampaio! Está doendo tudo, vou ter que parar".
.
"Foda Sampaio! Está doendo tudo, vou ter que parar".
.
Mas não é sobre isso que decidi escrever o primeiro post do ano, mas sim, para falar um pouco dessa figura que é o Marcão. Não sou muito bom nessas coisas de homenagem, fatos e datas históricas, mas nesse caso me sinto mais do que na obrigação.
Nascido no interior paulista, em Oriente, Marcos sempre transpareceu muita simplicidade e todos, absolutamente todos que o conhecem, dizem que o cara é um homem de caráter irretocável, além de ser um puta profissional que vestiu com honra e dignidade o manto alviverde. E isso pra mim já basta.
Aliás, nos últimos anos, foi um dos poucos (se não o único) a conseguir tal feito (considerando o barril de pólvora que é o clube). Acho que nos últimos 30 anos, Marcos foi (e sempre será) o ídolo mais expressivo atuando pelo clube. Não por acaso, a notícia de sua aposentadoria já começou a mover (e até a unir) diretoria e torcida para realizar uma festa digna.
Atuando pelo Palmeiras, Marcão atingiu o ápice como protagonista na conquista da taça Libertadores da América em 1999, quando então eliminou o curintias fechando o gol nas penalidades na semifinal. Em participações na Libertadores, foram 09 disputas de pênaltis, 07 vitórias e apenas duas derrotas. Fatos como esses, que o consagraram como um dos melhores goleiros do Brasil e do mundo. Já atuando pela seleção nacional, seu maior título foi sem dúvida à conquista do penta campeonato pelo Brasil.
Poderia relacionar todos os títulos do cara, poderia fazer menção as suas histórias e causos, como o seu reconhecimento na câmara dos vereadores de cidadão Paulistano! Mas quando os torcedores Palmeirenses mencionam essa figura do futebol Nacional, não são apenas as conquistas, os títulos que chegam a mente....há muito mais envolvido nisso tudo, e a maior parte disso não é possível explicar. Mas há quem afirme, como eu, por exemplo, que só quem é Palmeirense pode entender em sua plenitude ou mesmo fazer ideia da importância dele para história do Palmeiras.
Só o que tenho a dizer nesse momento, com muito pesar, é que sentiremos sua falta Marcão. Obrigado por tudo, seremos eternamente gratos a você.

3 comentários:
Arruma os links dos vídeos aí cabaço, rsrsrsrsrsrsr...Bela homenagem Betão. O Marcâo realmente é o melhor goleiro que vi jogar. Entretanto acho o Rogério Ceni mais completo. Sabe sair jogando, repõem muito melhor a bola e bate faltas como ninguém. Mas no gol o Marcão cata mais mesmo...
Betão, viúva do Marcão (que, claro, foi um dos melhores goleiros que eu vi jogar e uma das principais figuras no penta de 2002), faça o seguinte:
1. Entre no link do youtube que vc colocou na postagem;
2. Clique em "compartilhar" (logo abaixo do vídeo)
3. Clique em "incorporar".
4. vai aparecer um código, já selecionado, que você deve copiar;
5. Vá ao blog e entre na sua postagem;
6. Clique na opção "editar HTML";
7. Vá até a parte do texto que vc quer que o vídeo seja exibido e cole o código;
8. Faça o mesmo com os outros vídeos;
9. Após fazer o mesmo procedimento em todos os vídeos, clique em "publicar postagem".
PRONTO! Sua postagem estará com todos os vídeos prontinhos para o "play".
Abraço.
Agora sim temos vídeos...da pra divulgar esse post. Vamo que vamo Ordinários
Postar um comentário