quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Novidade no Blog

Olá amigos ordinários.

Dando continuidade às mudanças para 2.012 apresento a vocês Pankinho, mais um elemento que a partir de hoje contribuirá com a ala corintiana deste blog, fazendo tabela com a Dri e o Clebóculos. Seja bem vindo, maloqueiro sofredor!

Leonardo André, o editor

***

É só o começo...

por Pankinho



Olá amigos do Ordinários FC, como sou novo por aqui, vou me apresentar. Meu nome é Rafael Pankinho e sou Corinthiano. Com certeza não é necessária mais nenhuma informação já que o mais importante está posto! AQUI É CORINTHIANS!!!

Primeiramente agradeço ao Lelê pelo convite e informo que pretendo manter periodicidade semanal em minhas postagens, haja visto, que o Timão terá uma temporada cheia pela frente.

As primeiras rodadas do paulistão demonstram que esse grupo é competitivo. Acabo de escutar o jogo contra o Ituano e é notável a evolução desde o primeiro jogo, só que velhos problemas persistem e um observador um pouco mais atento os percebe até com certa facilidade. Por exemplo, as jogadas – em geral – surgem por bolas diagonais de Alex, ou no máximo com o apoio dos falsos pontas que Tite adora usar, isso – por enquanto – tem dado certo, mas só quando há um elemento surpresa ou uma finalização de rara qualidade, basta observar todos os gols do alvinegro até aqui...

No jogo de ontem (1x0 no Ituano), o Timão entrou na roda com a troca de passe do time do interior e só conseguiu marcar (no segundo chute a gol com 32 minutos de jogo!!!), graças a insistência do bom Gilsinho e a “aparição” de Paulinho. De resto apenas segurou o resultado com alguns pequenos lampejos de agressividade.

Muito tem se falado – em grande parte pelo título brasileiro do ano passado – que o Corinthians tem o melhor elenco do país e que todas as posições estão bem servidas. De fato o Corinthians está entre os melhores, mas já que há espaço para avaliação de torcedor, quero falar das posições e rever as fragilidades deste elenco, que não são muitas, mas são graves!

Goleiros:

Temos dois pratas da casa e um desconhecido como opções no gol. Agora me digam Corinthianos, qual desses lhes passa confiança real? Tudo bem que Julio e Danilo são do Terrão, mas o segundo me parece melhor que o titular e Cássio... Quem é Cássio?

Laterais:

Alessandro e Fábio Santos são opções de mediano para ruim. O primeiro tem status de guerreiro e se identifica muito com o clube, mas está numa draga que pelo amor... O segundo marca bem e apoia mais ou menos, mas erra uns passes que fazem Marcos Tamandaré parecer craque.

As opções são o bom Welder e o PÉSSIMO Ramon, sobre o segundo quero me deter com maior ênfase. Corinthiano responda rapidamente: Existe lateral esquerdo pior do Ramon no futebol brasileiro? A melhor opção parecer ser o garoto Denner, muito jovem, mas com grande potencial.

Zagueiros:

A posição menos carente do Timão. Todas as opções tem qualidade técnica acima da média, até Castán – que para mim é fraquinho – tem jogado muito bem e atualmente é o único “intocável” do setor. Minha zaga titular seria Chicão e Paulo André.


Volantes:

Grande destaque no ano passado a dupla de volantes titulares é realmente muito boa. Ralf e Paulinho são excelentes jogadores. Paulinho tem a sombra do ótimo Edenilson e do versátil e carismático “Cachito” Ramirez, mas Ralf não tem substituto imediato. A solução seria improvisar Wallace – como Tite fez no último jogo do BR-11 – porém e se Walace faltar? A solução pode ser tirada da boa base que venceu a copinha, mas ainda é pouco para uma função FUNDAMENTAL no esquema de Tite.

Meias:

Vou falar apenas dos meias de origem, já que Tite adora fazer falsos meia-atacantes (gosto disso). Alex e Danilo são excelentes. Tem características muito diferentes e “se completam” em campo. O primeiro é mais agudo, tem bastante velocidade e objetividade no passe, o segundo – embora seja muito criticado – joga para o time e sempre se esforça, a posse de bola melhora muito com sua cadência, além da grande influência que exerce sobre o grupo. Como vi pouco o Vitor Junior, não vou avaliá-lo.

O que falta nessa posição é um articulador. Tanto Alex quanto Danilo se dão melhor jogando perto do gol. Essa é a posição mais carente, pois precisamos de alguém que diminua o espaço entre atacantes e volantes e não que recebam o passe dos volantes já perto da área adversária. O nome mais falado foi Montillo, que depois de tudo o que aconteceu deve ficar em MG. Agora ventilam Douglas, que gosto muito, além de ser R$20 milhões(!!!!!!!!!!) mais barato.

Atacantes:

A posição com maiores e melhores opções.

Wilian, Emerson e Jorge Henrique dão a Tite a possibilidade de escolher quem está em melhor momento.

Liedson é incontestável!

Elton tem se mostrado uma grande contratação (como se posiciona bem!) e Gilsinho mostrou bastante habilidade contra o Ituano (tem tudo para disputar vaga com os três primeiro citados desta posição).

E tem também o Adriano... Que sem novidades é aquilo que você já sabe...

Minha escalação titular que gostaria, mas sei que não é tão possível, hoje seria:

Danilo Fernandes, Alessandro, Chicão, Castán e Denner; Ralf, Paulinho, Danilo e Alex; Emerson e Liedson.

Sei que não falei nada de novo, mas acho legal compartilhar o que penso e espero de meu time nesse ano. Corinthianos e secadores deem suas opiniões...

Saudações em Preto e Branco!


__________________________

Os gols de Ituano 0 x 1 Corinthians

3 comentários:

Júlio disse...

Bem vindo, Pankinho!

Sua estréia não poderia ser em dia melhor: #TolimaDay.

Fiz questão de homenageá-lo na minha postagem de hoje.

Abraço!

léo disse...

Sacanagem, Julião!

Eu acho q esse ano o Curintcha ganha... hehehe

Pankinho disse...

Não sei se ganha, mas tá bem menos badalado do que nos últimos anos, assim a chance aumenta!