quarta-feira, 20 de junho de 2012

Crises e glórias

por Julio

Caros leitores ordinários.

Daqui a pouco, o atual campeão brasileiro S.C. Corinthians P. enfrenta o atual campeão da América Santos F.C. pela segunda partida da semifinal da Copa Libertadores da América. O jogo será no elegante Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, que estará lotado, assim como bares, casas de amigos, e onde mais tiver uma TV.

O vencedor do confronto vai à final do principal campeonato da América, provavelmente para encarar o temido C.A. Boca Juniors, e terá a chance de sagrar-se campeão e disputar o torneio mundial de clubes.

O jogo promete ser quente, afinal são atualmente os dois melhores elencos do país (haja vista os títulos mencionados acima), porém com algumas diferenças. Enquanto o S.C. Corinthians P. tem uma equipe super entrosada, mas sem estrelas, o Santos F.C. tem dois craques em campo: Neymar e Ganso, que fazem toda a diferença. 

Na primeira partida deu o alvinegro da capital em plena Vila Belmiro: 1 x 0 com golaço de Emerson Sheik, que hoje não jogará por conta da expulsão na primeira partida. Com isso o S.C. Corinthians P. perde poder ofensivo, e deve se concentrar em sua principal característica, que é defender. Já o Santos F.C., nas palavras de Arouca, se diz mordido, e vai pra cima do S.C. Corinthians P..

Tudo muito bonito, muito emocionante, mas... e quem for eliminado? 

DO LADO DE LÁ: À BEIRA DA CRISE

As duas equipes, assim como a S.E. Palmeiras, que prioriza a Copa do Brasil, estão na zona de rebaixamento. "Ah, mas isso não é nada" - dirão alguns - "essas equipes se recuperam facilmente e vão disputar o título nacional". Mas e se houver debandada ao final do torneio continental? Imaginou o S.C. Corinthians P. sem seus fortes e entrosados jogadores de meio campo? E o Santos F.C. sem um de seus craques e outros jogadores fundamentais, como Arouca?

Vejo que hoje, assim que o jogo terminar, uma das duas equipes estará em crise, com sérios riscos no Brasileirão. Sim, sei que o Brasileiro está apenas começando. Não penso no rebaixamento dessas equipes, mas na real possibilidade de não conseguirem uma vaga na próxima Libertadores, que como o Leonardo alertou em sua postagem de segunda feira, tem se tornado o principal objetivo dos clubes nacionais.

O mesmo vale para quem passar da semi, mas perder a final.

DO LADO DE CÁ: EM BUSCA DA GLÓRIA

Eu ficarei assistindo meu Tricolor, que terá uma difícil tarefa no Couto Pereira. Estamos em vantagem, mas temos que ficar espertos, fechar bem a defesa e ter criatividade para contra golpear e, se possível, marcar os paranaenses já na saída de bola deles, no nosso ataque.

Creio, aliás, que essa seria a melhor forma de assegurar a classificação, principalmente porque temos deficiência no meio campo. Marcando a saída de bola do Coritiba F.C., podemos roubar e marcar um gol que nos daria a tranquilidade.

O São Paulo F.C. chegou na agradável Curitiba na tarde de terça feira, com os seguintes atletas (os que estão destacados em vermelho devem ser os titulares):

  • Goleiros: Denis e Léo
  • Zagueiros: Rhodolfo, Edson Silva, João Filipe e Bruno Uvini
  • Laterais: Douglas e Cortez
  • Meio-campistas: Rodrigo Caio, Denilson, Jadson, Casemiro, Cícero e Maicon
  • Atacantes: Lucas, Luis Fabiano, Fernandinho, Osvaldo e Willian José.
Alguns incompetentes jornalistas já especulam sobre a permanência de Leão em caso de eliminação, chegando ao cúmulo de fazer a pergunta a JJ: "o Leão permanecerá em caso de eliminação?". Como fico revoltado com perguntas dessas! Algum presidente de clube já disse que vai demitir o técnico em caso de eliminação, antes do jogo? Como esses caras conseguem trabalhar em grandes meios de comunicação? Aff...

Mas é isso aí. Pelo menos o Tricolor não deixou o Brasileirão de lado, e segue bem. Hoje aposta total no São Paulo F.C., até pra sair de Curitiba com uma vitória.

Pra cima deles, TRICOLOR!

_____________
Imagem Corinthians x Santos: UOL Esportes.
Imagem Coritiba x São Paulo: site São Paulo F.C.

Nenhum comentário: