quinta-feira, 21 de junho de 2012

Nas Coxas: a eliminação Tricolor

por Julio 

Saudações Tricolores!

Nosso Tricolor tentou, se desesperou, e se despediu da Copa do Brasil de 2012. Em jogo realizado no Couto Pereira, mesmo jogando pelo empate nossa equipe sofreu dois gols, não marcou nenhum e por isso foi eliminada. Parabéns ao Coritiba F.C., que pelo segundo ano seguido disputará uma final da Copa do Brasil. A equipe paranaense jogou melhor os dois jogos, dominou nosso fraco meio campo, enquanto nós tentávamos uma classificação "nas coxas".

JOGO NAS MÃOS

O São Paulo F.C. entrou em campo com duas modificações: Edson Silva no lugar de Paulo Miranda, expulso na partida de ida, no Morumbi; e Rodrigo Caio no lugar de Douglas. Leão optou por reforçar a marcação, tirando um lateral que ataca constantemente. Com isso, o técnico deu a entender que defenderia no campo de defesa, tentando o contragolpe.

A pressão do Coxa, no entanto, não aconteceu, e o São Paulo F.C. começou melhor. Em jogada de Rodrigo Caio, Jadson recebeu na área, puxou para o pé direito e chutou, saindo desviado pela defesa. Alguns minutos depois Lucas fez uma ótima jogada pelo lado direito, passou por dois jogadores do Coxa, invadiu a área e se tivesse tocado do lado para Luis Fabiano, certamente teríamos aberto o placar, mas o camisa 7 decidiu concluir a jogada e chutou pra fora.

O Coxa cresceu, e em cobrança curta de escanteio, levantamento na área e o zagueiro Emerson, entre os dois zagueiros Tricolores, conseguiu cabecear para o fundo das redes e abrir o placar.

Com o resultado, o jogo ia para as penalidades. O São Paulo F.C. precisava atacar, fazer um golzinho e praticamente garantir a vaga, mas nossos laterais estavam somente defendendo. Do lado direito porque é a característica de Rodrigo Caio, e do lado esquerdo, com Cortez que ataca, o posicionamento parecia ser opção tática. Com isso, nosso ataque tinha Lucas (que jogava pelos dois lados do campo) e Luis Fabiano, e contava com a armação de Cícero que não fazia boa partida, e Jadson que jogou a primeira etapa mais recuado, do jeito que eu queria, mas que pouco criou.

Casemiro, que antes do jogo disse para o repórter da Band que o São Paulo F.C. tinha o jogo nas mãos, estava com a cabeça em qualquer lugar, menos no Couto Pereira. Quem via o volante jogar, imaginava que se tratava da primeira rodada de um campeonato regional, um paulistinha, que não valia de nada.

No segundo tempo a equipe voltou sem modificações no elenco, e tampouco de atitude. O Coritiba F.C. passou a chegar mais vezes com perigo. Ainda assim, tivemos uma ótima chance com Luis Fabiano, após ótimo passe de Cícero, que o 9 acabou finalizando por sobre as traves paranaenses. Em outra oportunidade, em falha da defesa do Coxa, Luis Fabiano chutou, a defesa tirou e no rebote Lucas chutou forte, a bola passou tirando tinta da trave.

E na insistência, o Coxa ampliou. Logo aos 16 minutos da etapa final, novamente de cabeça, agora com  Everton Ribeiro.

DESESPERO

No que o segundo gol do Coxa mudava a partida? Em nada. Continuávamos tendo que fazer apenas um gol para conseguir a classificação. No entanto, Leão parece ter esquecido o regulamento e começou a colocar o time à frente. Aos 19 minutos, Maicon e Fernandinho entraram no lugar de Casemiro e Jadson, respectivamente. E sinceramente: prefiro o Jadson mal do que o Fernandinho voando. O jogador de uma jogada só não teve sucesso em nenhum lance. Perdeu todos. Pior que em um rebote na cobrança de escanteio quase sofremos o terceiro. O Coritiba conta golpeou com quatro jogadores, e tínhamos apenas o Cortez cobrindo a defesa. Eles conseguiram perder.

Dando mostras do desespero, Leão tirou Cortez e colocou Wilian José, faltando 10 minutos para o final. O time ficou aberto, com vários atacantes, mas sem jogadores para criar no meio campo. Maicon parece mesmo não ter qualidade para atuar no Tricolor. Cícero não estava fazendo boa partida. Denílson se desdobrava para marcar e tentar armar.

Aos trancos e barrancos, em jogada típica de centroavante, Luis Fabiano quase fez em chute de fora da área. Mas ficamos no quase mesmo. Final de jogo com vitória justa do Coritiba F.C. por 2 x 0.

Enfim, considero (depois do jogo terminado, é bom que se diga) que Leão mexeu mal, tanto por deixar Douglas na reserva, e principalmente pelo desespero da segunda etapa. Não vi um time sem vontade em campo, vi um time desorganizado, principalmente pela falta de criatividade no meio. É a isso que me refiro quando digo que a equipe buscou a classificação "nas coxas".

E AGORA O QUE FAZER?

Enfim, mais uma chance de título desperdiçada. O que fazer? É preciso, antes de tudo, ter calma. Afastar os boatos e especulações e deixar o ambiente tranquilo.

Desde o ano passado, quando o Juvenal Juvêncio resolveu renovar todo o elenco, eu já dizia que era preciso tempo para a nova equipe começar a ganhar campeonatos. Primeiro deveríamos formar uma base, experimentar, brigar por títulos se possível, mas sem grande pressão, deixar o time redondo para 2013.

Pois bem, a equipe está, AINDA, em formação. Nossos problemas são evidentes, e a diretoria só não interfere se não quiser: marcação e criatividade no meio campo, quem sabe um outro jogador de velocidade - DE QUALIDADE, não Fernandinho - para jogar pela esquerda.

Temos bons jogadores: Douglas, Cortez, Rhodolfo, Denilson (que infelizmente sai, mas teremos o retorno de Wellington), Lucas, Luis Fabiano. É a base que precisa continuar, agregando outros jogadores, quer seja da base ou não, nos setores fundamentais citados acima. Vejam aí o S.C. Corinthians P., sem estrelas, mas chegando bem. E até mesmo o Coritiba F.C., que chega a sua segunda final consecutiva de Copa do Brasil - tem cinco jogadores que disputaram a final do ano passado.

Estamos razoavelmente bem no Brasileirão. Por enquanto não é uma equipe para brigar por títulos, mas se corrigirmos rapidamente nossos problemas mais urgentes, podemos chegar em uma boa colocação.

Qual será a atitude da diretoria? Será que são os diretores os que devem sair? Sinceramente, penso que é neste setor que deve haver a mais urgente renovação.

FICHA TÉCNICA

Escalação
Coritiba: Vanderlei; Ayrton, Pereira, Emerson e Lucas Mendes; Willian, Sérgio Manoel, Everton Ribeiro (Rafael Silva, 32min/2ºT) e Rafinha (Lincoln, 32min/2ºT); Roberto (Gil, 26min/2ºT) e Everton Costa. Técnico: Marcelo Oliveira.

São Paulo: Denis; Rodrigo Caio, Rhodolfo, Edson Silva e Cortez (Willian José, 36min/2ºT); Denilson, Casemiro (Maicon, 19min/2ºT), Cícero e Jadson (Fernandinho, 19min/2ºT); Lucas e Luis Fabiano. Técnico: Emerson Leão. 

Gols
Coritiba: Emerson (28min/1ºT); Éverton Ribeiro (16min/2ºT). 

Arbitragem
Árbitro Principal: Wilton Pereira Sampaio (GO); Auxiliares: Carlos Berkenbrock (SC) e Fabrício Vilarinho da Silva (GO). 

Advertências
Cartões Amarelos: Lucas Mendes (14min/1ºT); Rhodolfo (35min/1ºT); Casemiro (41min/1ºT); Lucas (45min/1ºT); Sérgio Manoel (12min/2ºT); Denilson (20min/2ºT); Emerson (28min/2ºT); Fernandinho (43min/2ºT)

Renda e Público
Pagantes: 25.485; Público Total e Renda: Não divulgados

MELHORES MOMENTOS CORITIBA 2 X 0  SÃO PAULO


____________________
Placar e ficha técnica: site São Paulo F.C.


4 comentários:

LÉO disse...

A reformulaçao no elenco para a temporada 2012 foi boa. Diferente do ano passado, esse ano o time mostra bem mais vontade e raça. Porém, algumas peças deveriam ter sido sacadas, a mais evidente é o Fernandinho.

O Maicon chegou, mas já pode sair.

Infelizmente, quem vai mesmo sair é o Denilson e nesse caso o SPFC vai precisar contratar pelo menos dois volantes, pq vai ficar sem nenhum (até o Wellington voltar).

Casemiro, putz, não sei o q acontece. Tem talento, mas as vezes parece nao estar afim de jogas bola. Se não estiver feliz, pede pra sair, pô.

Precisamos de uns 2 zagueiros. Um, pelo menos, pra ser titular ao lado do Rodolpho.

Precisamos também q o Jadson malhore o futebol q vem apresentando e mais um meia pra compor esse meio campo pífio do time.

Resumindo, não precisamos de uma nova reformulação, mas algumas mudanças pontuais se fazem necessárias.

É esperar pra ver.

Vamo SPFC!

Anônimo disse...

Pera la, troca tudo é issso?
Mais facil ne nao amigos?!?
Baaaao de mais ler nos post as palavras
Desespero, troca tudo.....desespero dnovo e
Chororo
Meninaaaaaassss sentem mas nao sorriam
Como de costume, mas chorem como manda a
A situacao hahaha

Júlio disse...

Sr. Anonimo, tá mal de interpretação de texto, hein?
Quem falou em trocar tudo???? Presta atenção aê, rapá!

Anônimo disse...

Fica brava nao po. Vcs precisam, se entendi bem,
De zag, volante, banco de reserva.....po, troca
Tudo e comeca dnovo. De novo contrataram
Jogadires zuados. Sera q o dep medico tb
Ta. Zuado? Sera?
Sub titulo do post
Desespero
E agora sr, o q hacer?

Aperta reiniciar o botao de reinicializar o sistema
As vezes fununcia