quinta-feira, 9 de agosto de 2012

EL PIRATA, GOLEADOR


beto o tristão "soturno"

Ontem finalmente pude acompanhar, mesmo que parcialmente, o jogo do Palmeiras contra o nosso mais novo freguês carioca, o Botafogo. Mas não vou escrever a respeito dos 03 pontos conquistados na partida de ontem, isso pode soar como oportunismo para muitos, como se eu aparecesse nesse espaço Ordinário apenas quando o meu time ganha. Como estou longe de ser um desse ai, vou escrever algumas coisas sobre um outro assunto, sobre o atacante Hernan Barcos, o el pirta! Homem que anotou nas últimas três partidas, 05 gols (contando o mal anulado na partida de ontem).

Recentemente circulou nos meios de comunicação que o centro avante palmeirense recebeu sondagens da Europa para deixar o clube. Mas que seu empresário (e também irmão), recebeu orientação direta do jogador para nem dar início a qualquer tipo de conversar com outra equipe. O motivo? Ele está feliz e adaptado onde está! É grato por tudo o que a Diretoria e o clube tem feito por ele. O nome disso, gratidão e respeito.

Essa rasgação toda com o Argentino é para fazer um paralelo entre ele e o chinelinho Valdívia. A minha interpretação disso tudo, dessa história do sequestro e o conseqüente atual momento conturbado vivido pelo jogador no clube, faz parte de um cena muito bem valorizada pelo atleta. Acho sim que ele em muitos momentos fez corpo mole e foi um baita irresponsável (com seguidas expulsões), acho também que o Felipão está agindo politicamente e de forma bem estratégica para apaziguar a coisa toda e concordo em muito do que foi dito e escrito pelo comentarista Neto da Rede Bandeirantes. Não faço as dele, as minhas palavras (há muito sensacionalismo daquele curintiano), mas acho mesmo que o cara não se dedica como deveria.

A relação entre os dois atletas é muito simples, um custou pouco mais de R$6,0 milhões ao cofre Palestrino, criou identificação com a torcida muito rápido, já fez 19 dos 27 gols prometidos na temporada, foi FUNDAMENTAL na conquista da Copa do Brasil, já se pagou faz tempo e sempre que lembra, retribui os gols beijando o escudo (e não mordendo como esses picaretas costumam fazer). Já o outro, desde o seu retorno, mais fica no estaleiro do que joga causando uma série de problemas para o clube, custou quase R$ 30 milhões (depois de comprá-lo novamente eu uma transação pra lá de absurda), rende bem abaixo do esperado quase sempre, fez poucos gols e sempre acena com a possibilidade de sair assim que uma boa oferta salarial aparece.

Dentro do elenco Palmeirense há vários jogadores atuando no sacrifício, mas outros insistem em fazer cena e charme! Acho o atleta importante para o clube, mas escrevo isso muito mais pela carência atual no elenco para substituí-lo a altura do que propriamente pelo jogador em si. As críticas que faço são baseadas na eminente falta de comprometimento e ausência do atleta dentro de campo, local onde ele deve estar para exercer sua profissão (remunerada).

O sacrifício foi enorme na fase final da Copa do Brasil e o reflexo disso ainda pode ser sentido nas partidas que sucederam o título. Sem contar na descarada sequência de erros da arbitragem contra o Palmeiras, o departamento médico do clube continua abarrotado de atletas. Em alguns momentos ficamos sem 07 considerados titulares.

Compreendo perfeitamente o atual momento vivido pela equipe na competição, a situação atual é resultado de um elenco desgastado e com muitas baixas, reduzindo o número de atletas em condições de atuarem como titulares. A ausência de 2 ou 3 já é sentida por equipes que contam com um elenco melhor do que o nosso, 07 atletas já foge do que pode ser considerado controlável.

Tem muita coisa pra acontecer ainda na competição, mas no Brasileirão o bixo pega e a chapa esquenta e já na próxima rodada tem clássico novamente contra o fortíssimo Fluminense. Pra frente Palmeiras, é só estabilizar a situação e programar o próximo ano pra entrar com um time ainda mais forte e fechado. Depois é só ficar assistindo a luta dos desesperados para conseguirem jogar a Libertadores do próximo ano. Tentem a sorte e por favor, tenham competência para conseguir esse ano!

2 comentários:

Júlio disse...

"é só estabilizar a situação e programar o próximo ano pra entrar com um time AINDA MAIS FORTE e fechado".

Mas será possível montar um time MAIS FORTE que o Guar... ops, Palmeiras atual?

LÉO disse...

É o Barça da Turiassu!!!