segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Apenas números

por Julio 

O Brasileirão pega fogo no segundo turno. O bloco da frente vai se destacando, empolgando torcedores a cada rodada. Da mesma forma o bloco dos desesperados aumenta seu desespero.

Devido a baixa participação dos torcedores palmeirenses neste espaço, resolvi pesquisar alguns números para saber se este sumiço se justifica. Será que é pela má campanha da equipe? Será que eles ainda acreditam no time? 

Ha poucos dias, li alguma matéria na imprensa esportiva que informava que o total de pontos para uma equipe se livrar do rebaixamento no Brasileirão é 45. Como não lembrava quem escreveu (será que foi aquele seu e-mail, Figa?), preocupado, pesquisei as ultimas classificações do Campeonato Brasileiro.

Vejam a relação dos 17o. colocados (rebaixados), os primeiros da zona de rebaixamento, dos últimos cinco Brasileirões:

2011: 17o. foi o Atlético PR, com 41 pontos e 10 vitórias; 
2010: 17o. foi o Vitória, com 42 pontos e 9 vitórias; 
2009: 17o. foi o Coritiba, com 45 pontos e 12 vitórias; 
2008: 17o. foi o Figueirense, com 44 pontos e 11 vitórias; 
2007: 17o. foi o Corinthians, com 44 pontos e 10 vitórias.

Faltam ainda 17 jogos para o final do campeonato e, portanto, 51 pontos em disputa. "Ah, então dá pra sair dessa situação com folga", dirão alguns. Mas eu afirmo que não.

Vejamos como era a situação de cada uma das equipes citadas acima após a 21a. rodada nos cinco campeonatos anteriores:

2011: Atlético PR: 18 pontos, 4 Vitórias e  6 Empates;
2010: Vitória: 24 pontos, 5 Vitórias e 9 Empates;
2009: Coritiba: 22 pontos, 6 Vitórias e 4 Empates;
2008: Figueirense: 28 pontos, 7 Vitórias e 7 Empates;
2007: Corinthians: 27 pontos, 6 Vitórias e 9 Empates.

Atualmente, o verdinho tem 17 pontos, 4 vitórias e 5 empates. Ou seja, uma campanha inferior aos dos cinco últimos 17o. colocados (tanto é, que hoje ocupa a 18a. posição). Média de 0,81 pontos por partida. Se continuar na média, o Palmeiras somará mais 14 pontos, chegando ao final da competição com 31 pontos. Exatamente o mesmo número de pontos de Avaí e Sport em 2011 e 2009, respectivamente, que foram os últimos colocados em cada campeonato

Em 2008, o Ipatinga fez 35 pontos e terminou em ultimo; já em 2010 o Grêmio Prudente fez 28 para ficar com a lanterna. E a pior campanha destes campeonatos foi a do América RN, com apenas 17 pontos em 2007.

O Palmeiras precisa de 28 pontos para escapar da degola. Além do fato de só ter feito 16 pontos em todo o primeiro turno, com os dados apresentados podemos concluir que para conseguir a meta de permanecer na série A ele tem que elevar sua média para 1,65 pontos por partida. Ou seja: dobrar a média atual. Dobrar seu aproveitamento.

Em termos práticos, precisa de mais 9 vitórias e um empate! (ou, na melhor da hipóteses, 6 vitórias e 10 empates). O fato é que a cada partida sem vitória, aumenta a pressão e as chances de conquistar uma vaga na série B.

SERÁ QUE VAI CAIR??? 

Isso só o tempo irá dizer. Por enquanto, são apenas números.

Gostaria de saber a opinião do especialista Beto Tristão e do Lele. Claro, acompanhada de uma ótima análise. O silêncio é reflexão, apreensão ou vergonha?

Imagem: ESPN

4 comentários:

Ton Figueiredo disse...

Estou preocupado com a saúde mental do especialista, ele não vai suportar mais um rebaixamento. Acho que devemos parar com essa campanha contra o verde desbotado e começarmos a torcemos juntos para um final feliz, para o bem do mais triste dos ordinários, nosso Especialista...Roberto Tristão.

#3Engradados
#2ªDivisão
#S.O.SPalmeiras
#SaveBetão

Júlio disse...

Estou de acordo. O que apresentei na postagem são "apenas números" e deve servir para intensificar a concentração e orações.

Não é fácil, mas temos que acreditar!

#3Engradados
#2ªDivisão
#S.O.S.Palmeiras
#ApareceBetão
#ApareceLele

Júlio disse...

Confesso que para escrever esta postagem recebi apoio de Mauro Betting e PVC, os gênios dos números na crônica esportiva.

Mas espera ai... PVC e Mauro Betting são palmeirenses...

Porque será que os jornalistas que mais se utilizam dos números são palmeirenses???

Coincidência?

Ou será porque, torcendo por este time, todo ano eles têm que fazer contas e mais contas? hehehe

LÉO disse...

Seguinte, eu estou sabendo que o Betão ficou muita put... digo, magoado com as #24horas e que por isso nem quer mais escrever pro Blog.

Eu quero deixar claro que prezo a amizade do Betão e peço que parem com toda essa sacanagem.

#3Engradados
#2ªDivisão
#24horas
#VoltaBetão
#BetãoÉnossoIrmão
#LeleAjudaíÔ
#S.O.S.Parmera