quarta-feira, 28 de novembro de 2012

2012 um ano que ficará pra sempre marcado na memoria dos fãs da F1


Como prometido, Gustavo Oliveira, mais conhecido como Paranista pelos bares da cidade não se conteve e, depois de assistir in loco um dos GPs Brasil de F1 mais emociantes de todos os tempos, resolveu acelerar os dedos e digitar algumas palavras sobre sua grande paixão: o automobilismo

Então, dessa vez não vou passar a bola e sim deixar o caminho livre para o Paranista mostrar todo seu conhecimento sobre a F1…

Gustavo Oliveira



O ano começou com muitas dúvidas, sabíamos que RBR e McLaren eram as grandes forças, seguidas da Ferrari. O campeonato começou com a vitótia de Janson Button, piloto experiente e na minha humilde opinião o cara que erra menos entre todos os pilotos que hoje correm na categoria.

As 6 próximas corridas foram vencidas por pilotos diferentes, algo muito raro nos dias atuais. Até a primeira metade do campeonato, Alonso assumia a ponta na tabela de classificação por ser um piloto arrojado, mas pilotando um Ferrari que nem de longe era um carro competitivo. O espanhol mostrou porque é o piloto principal da equipe. Felipe Massa, nosso brasileiro, colecionava maus resultados e com isso foi bombardeado pela imprensa italiana que dizia que ele não mereceria nem o pneu e combustíveis queimados pelo carro. Bruno Senna, com a Willinas meia boca, não fez nada demais, enquanto Pastor Maldonado venceu o GP da Espanha. A McLaren parecia ter o melhor carro, mas ainda não era muito confiável.

Na segunda metade do campeonato as coisas comecaram a mudar. A RBR aproveitou a pausa no meio do ano e fez algumas atualizações em seu carro, assim como as outras equipes, mas quem tem Adrian Newey como projetista sempre tem uma carta na manga.

A liderança ainda era do espanhol, mesmo com a evolução dos carros, as constantes atualizações que as outras equipes fizeram, a Ferrari ainda tinha o piloto lider do campeonato. A mídia já previa que Alonso estava com a mão na taça, que mesmo com carro pior tinha uma bela vantagem sobre seus concorrentes, mas a situação começou a mudar quando o “cagalhão” Grosjean, na primeira curva do GP da Bélgica, quase decaptou o espanhol e causou um dos acidentes mais bizarros do ano.

Foi quando a diferença entre Vettel e Alonso começou a diminuir. Corrida a corrida o carro da RBR ficava melhor, e Vettel encostava cada vez mais no líder. Depois disso, o abandono de Alonso no GP do Japão, também na primeira volta, com um pneu trazeiro furado, foi a chance real do alemão chegar junto e mostrar que estava de olho no título.

Depois disso foi aproveitar que tinha um carro melhor e claro, muito talento, e corrida após corrida foi diminuido a vantagem de Alonso…até passá-lo.

Na minha opinião Vettel levou o título, primeiro pelos 2 abandonos de Alonso, que pontuou em todas as outras provas do ano e em segundo, nos GPs de Abu Dhabi e do Brasil, onde esteve em último nas 2 primeiras voltas,

Vettel conseguiu se recuperar chegando em 3º e 6º. Campeonato merecido para ele e para a RBR que ganhou o mundial de contrutores com a Ferrari em segundo. Foi bom ver 2 grandes pilotos disputando até a ultima volta o título da temporada.

Felipe Massa retomou a confiança e fez uma ótima segunda metade do campeonato, mostrando que ano que vem estará mais confiante e porque não dizer que é candidato ao título. Raikkonen foi uma das gratas surpresas do campeonato, mesmo depois de 2 anos longe da categoria, pois participava de competições de Rally terminanou em terceiro e ainda venceu uma corrida pela Lotus que não ocupava o lugar mais alto do pódio há duas décadas..

Depois de toda emoção que 2012 nos reservou ficaremos na torcida por uma temporada de 2013 tão boa quanto essa.

Um comentário:

LÉO disse...

Gustavo, o Betão pediu pra perguntar:

Tem Série B na Fórmula 1?