quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Agora é no Morumbi!

por Julio

Saudações Tricolores!

O primeiro e importante passo foi dado. O empate na Argentina traz a decisão para o Morumbi dependo só o Tricolor mostrar seu verdadeiro futebol e erguer mais uma taça.

O JOGO

Time completo, descansado e ciente do estilo de jogo argentino, ainda mais o adversário sendo um time pequeno, parecido com o Small Club, mais de 100 anos e sem nenhuma disputa de título internacional. Ainda assim, sendo a primeira partida na Argentina, era bom estar preparado para as provocações, pontapés e tudo mais.

O São Paulo F.C. começou muito bem a partida e em 4 minutos chegou duas vezes na cara do goleiro Albil. A primeira com Lucas, após tabela com Luis Fabiano, mas o chute saiu truncado. Na segunda ótimo passe de Jadson para Fabuloso na área, como ele gosta, mas o goleiro saiu bem e conseguiu evitar o primeiro gol Tricolor.

O jogo era fácil. Até que aos 13 minutos, em confusão envolvendo Lucas, Luis Fabiano tomou a frente e acabou sendo expulso junto com o zagueiro Donatti (comentarei mais adiante). E por falar em confusão, até os zagueiros do São Paulo F.C. sofreram. Tolói foi o que mais sofreu: levou vários socos, sempre sob as vistas grossas do árbitro.

No meio campo, Wellington e Denilson cumpriam bem seus papéis. Desarmando e saindo pro jogo. Jadson com boa movimentação foi peça importante na primeira etapa. Assim também foi Osvaldo, que infernizava a defesa argentina. O gol, porém, não saiu. E o Tricolor encontrou maior dificuldade na meia hora seguinte à expulsão de nosso camisa 9. 

A equipe argentina teve duas chances, ambas pra fora.

O segundo tempo inicia e o C.A.Tigre vem mais ao ataque. Porém sem perigo. 

O Tricolor não encontrava uma forma de chegar até a área adversária, poucos eram os chutes de fora da área, e Ney Franco resolveu mexer. Aos 15 minutos Cícero entrou no lugar de Jadson, que tinha sumido na segunda etapa. Com isso Lucas recuou para sair pelo meio campo enquanto Cícero ficou mais à frente. Porém, a alteração de Ney Franco não surtiu efeito. E até Osvaldo andou meio apagado na segunda etapa.

Lucas continuava tentando driblar, e era parado a socos e pontapés, algumas também sob as vistas grossas do juiz paraguaio. 

O melhor da equipe Tricolor, na minha opinião, foi Cortez. Defendeu muito bem, desarmou muitas vezes os jogadores argentinos e até deu bom apoio ao ataque. Do outro lado Paulo Miranda também fez uma partida séria e deu segurança à defesa.

Dos jogadores do C.A.Tigre, uns dois eram tidos como destaque, mas como uma tradicional equipe argentina, não jogavam bola, apenas batiam. O tal de Botta, que antes do jogo era tido com ótimo jogador e que, dizem, vale US$20 milhões... tsc, tsc... não jogou nada. Creio que nem todo o time argentino chega perto de US$20 milhões.

O resultado foi bom. Empate fora de casa e a decisão no Morumbi para 65.000 pessoas. É fazer pressão do começo ao fim, impor nosso ritmo de jogo, fazer gols e comemorar. Demos um grande passo ao título.

O JUVENIL E O EXPERIENTE

Quero, agora, fazer um registro importante. Não importa que o jogo seja na Argentina, não importa que o adversário dê pontapés, não importa que xinguem, não importa nada. Um jogador experiente não pode ser expulso em uma final. É inadmissível que caia ridícula provocação de um time pequeno como o C.A.Tigre. Era evidente que o jogo era nosso.

O juvenil da história é Luis Fabiano, e o experiente é Lucas. 

No lance que resultou na expulsão do camisa 9 Tricolor, Lucas havia feito falta no defensor argentino. E fez na medida certa: havia tomado bordoada em lance anterior, descontou empurrando o jogador argentino em lance seguinte, que foi de cara na perna de seu companheiro enquanto este chutava a bola. O juiz marcou a falta e os jogadores argentinos foram reclamar com Lucas. O jovem jogador ficou na dele. Mas ai veio Luis Fabiano como um foguete e deu um empurrão no jogador argentino, para separar. Até ai tudo tranquilo. O juiz já estava ao lado dos jogadores quando Donatti deu um soco no braço de Luis Fabiano. Este, ao invés de cair e fazer aquela cena para valorizar e cavar a expulsão (que seria merecida), como um autêntico JUVENIL foi revidar dando um pontapé no argentino, que obviamente rolou pelo gramado.

O juiz, de maneira correta, expulsou os dois. Pior para o São Paulo F.C. que perdeu sua referência na área neste e no próximo jogo. 
A falta de Lucas que originou a confusão e a expulsão de Luis Fabiano. (Rubens Chiri)
Já Lucas mostrou que tem a cabeça no lugar. Além de não revidar as provocações, pontapés e socos argentinos, driblou inúmeras vezes e no final da partida, perguntado pelo repórter da Band se o adversário havia sido desleal, ele apenas respondeu: "algumas vezes, mas temos que estar preparados para isso, principalmente eu que vou jogar na França. Eles estavam jogando em casa e não saíram pro jogo. Parece que nós estávamos jogando em casa. Estranho isso."

Para o jornalista da Fox Sports, a resposta foi mais completa, finalizando com um verdadeiro: "temos que responder na bola".

Simples assim. O jovem Tricolor resumiu a partida de maneira exata, mostrando maturidade. Já o nosso artilheiro e um dos principais jogadores foi infantil e prejudica a equipe no momento mais importante da competição, pois não temos jogadores para substituí-lo à altura. Tem que tomar puxão de orelha mesmo.

FICHA TÉCNICA

Escalação
Tigre: Albil; Paparatto, Donatti, Etcheverría e Orban; Galmarini, Ferreira, Leone e Díaz; Maggiolo (Ftacla, 33min/2ºT) e Bota (Torassa, 42min/2ºT). Técnico: Néstor Raúl Gorosito.

São Paulo: Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rafael Toloi, Rhodolfo e Cortez; Denilson e Wellington; Jadson (Cícero, 15min/2ºT), Lucas e Osvaldo; Luis Fabiano. Técnico: Ney Franco. 

Gols
Não houve

Arbitragem
Árbitro Principal: Antonio Arias (PAR); Auxiliares: Rodney Aquino (PAR) e Dario Gaona (PAR). 

Advertências
Cartões Amarelos: Rafael Toloi (8min/2ºT); Rhodolfo (16min/2ºT); Denilson (18min/2ºT); Botta (26min/2ºT); Paparatto (38min/2ºT). 

Cartões Vermelhos: Luis Fabiano (13min/1ºT); Donatti (13min/1ºT). 

Renda e Público
Não divulgado

MELHORES MOMENTOS TIGRE 0 X 0 SÃO PAULO
________________________________
Placar, foto e Ficha Técnica: site São Paulo F.C.

Nenhum comentário: