quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O Brasil é o país do futebol?

por Julio Canuto

O Brasil não é o país do futebol.

Eu sei que muitos vão espernear, falar que isso é um absurdo, que onde já se viu, que bom mesmo é jogar em campo de gramado ruim, com torcida jogando pedra no campo, com erros grotescos de arbitragem, estádios com péssima infraestrutura, ingressos caros etc e tal, porque somos o país do futebol e futebol é isso mesmo. Neste caso, por que reclamar da CBF? Ora, ela é a responsável, no Brasil, por oferecer essas condições que fazem o futebol ser verdadeiramente O futebol.

Não há sequer recursos humanos nos clubes, os atletas não têm acompanhento na carreira, ganham dinheiro e deslumbram. A lógica paternalista e do lucro a qualquer custo é o que impera, e todos aplaudimos. Porque isso sim é futebol!

Mas quem é o Brasil, atualmente, no futebol mundial? A principal força? Não. A segunda? Não. A terceira? Ainda não. A quarta? Cadê o Brasil, gente? Ufa, encontrei: somos a quinta força!!! Isso porque subimos 2 posições no ultimo ranking da FIFA. Isto mesmo, ha poucos dias estávamos em sétimo lugar. Que orgulho!

Torcedores vivem comparando as torcidas e inúmeras pesquisas são realizadas para saber qual é a maior de todas. Flamengo ou Corinthians? Pois é, pesquisa do Data Folha, do ano passado, revela que maior que a torcida do Flamengo é os que dizem não torcer para nenhum time.

A maior média de público do futebol brasileiro em 2011 é do Santa Cruz, que está na série D do Brasileirão.

Além disso, pasmem, no dia 25/10, terça-feira, matéria do Jonal da Band mostra o investimento feito nos EUA em soccer (já que football é aquele outro esporte). Major League Soccer (MLS) conta com 18 equipes. A maioria das equipes foram criadas após a Copa de 1994, realizada lá, outras são novíssimas, de 2007, 2008 ou 2009, e todas, independente do ano de fundação, têm estádio. E não são mais aqueles de futebol americano utilizados na Copa de 1994. O tamanho destes estádios variam de 11.500 até 68.000 lugares. Como exemplo, o Seatle Sounders F.C., fundado em 2007, tem estádio com capacidade para 67.000 torcedores.

E aí alguém pode perguntar: e quem é que vai assitir o soccer nos EUA? Pois saiba que a média de público da MLS é maior que a do Brasileirão (esse mesmo, que todos se orgulham). Neste ano, a MLS tem média de 18.000 torcedores por jogo, enquanto o Brasileirão tem 14.000.

Ah - dirão - mas eles não sabem jogar como nós. De fato, eles ainda estão muito distantes de nós (não pelo o que as seleções demonstram), mas estão investindo também nisso. Enquanto no Brasil os campos de várzea, celeiro de craques, vão sumindo, dando lugar a empreendimentos imobiliários, em Nova York já foram construídos 55 campos de futebol públicos, com tamanho oficial, gramado, traves e redes. Vejam, não é a tão criticada escolinha, são campos disponíveis a quem quiser praticar o esporte, por diversão.

Vejam a matéria abaixo (o vídeo tem o jornal inteiro, por isso esperem carregar e avancem até 31min15seg. Vou tentar editar o vídeo para ficar só a matéria).

Mas para os que ainda estão inconformados com a frase que inicia esta postagem, informo que ela não é minha, mas do Juca Kfouri, e está na sua entrevista ao Le Monde diplomatique, de junho de 2010. Leiam esta interessante análise e veja que muitas coisas que reclamamos hoje, com a aproximação da Copa de 2014, já haviam sido alertadas ha um bom tempo.

Clique [aqui] para ler a matéria.

O Brasil não é o país do futebol porque não cuida do futebol. É amador. Assim como não cuida de qualquer outro esporte.

_____________________
Site brasileiro da Major League Soccer: http://www.mlssoccer.com.br/ (vai procurar informação no site da CBF. tsc, tsc.)

3 comentários:

Lelezinho disse...

Concordo plenamente..Bela postagem...E o pior é que perderemos as oportunidades de melhorar nossa infra-estrutura e profissionalizar o futebol, pois quem acredita que a Copa da Mundo será o turn over da situação dos clubes? Quem acha que os caciques do paternalismo vão sair? Acredito que existe um esforço do governo federal para moralizar o futebol, mas existem limites por se tratar de uma caixa preta, blindado...pelos caciques....

Leonardo André disse...

O Brasil não é um país sério. Quando bastava a malandragem, reinávamos absolutos dentro de campo. Típico, não?

E vc tá falando do soccer, cujo público deve ser formado mais pelos imigrantes do que pelos filhos da pátria. Agora experimenta visitar o site da NBA. Cara, são alguns anos luz de distância...

Júlio disse...

Então,Léo, o site que coloquei aí foi criado pelos fãs brasileiros do MLS. Tem a mesma "cara" do oficial, mas com menos recursos. No oficial eles têm todos os jogadores, e já há espaço para inserir as estatísticas individuais, etc, etc...